Google compartilha inspirações para nomear modelo de IA Gemini

Origens do Nome Gemini: As Inspirações por Trás da IA do Google

Curioso para saber quais foram as inspirações que levaram ao nome Gemini, a inteligência artificial (IA) que está cada vez mais presente no nosso cotidiano? Com a popularização da ferramenta, o Google compartilhou detalhes sobre as origens do nome do bot, nesta quinta-feira (15).

Uma Escolha que Surpreendeu

Lançado em dezembro do ano passado para competir com o ChatGPT e outras IAs generativas, o modelo de linguagem multimodal do Google estava inicialmente previsto para ser chamado de “Titã”, em referência à maior Lua de Saturno. No entanto, a escolha não agradou a todos. Jeff Dean, líder da equipe do Google DeepMind, sugeriu outra palavra associada ao espaço.

Uma Constelação como Ponto de Partida

Assim, nasceu o nome Gemini, que vem do latim e significa “gêmeos”. Na astronomia, Gemini é uma constelação ligada aos gêmeos da mitologia grega, Castor e Pólux. A escolha não foi por acaso, pois reflete a fusão de duas equipes do Google Research: DeepMind e Brain, que deram origem ao Google DeepMind.

Após anos de trabalho conjunto, as duas equipes unificaram seus esforços para dar vida ao Google Gemini, um poderoso modelo de IA multimodal que promete revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia.

Missão Espacial e Inspiração Cósmica

A inspiração para o nome Gemini também vem do espaço. Os especialistas da gigante das buscas se voltaram ao Projeto Gemini, programa lunar da NASA realizado entre 1965 e 1968, para buscar referências. A missão espacial, que ocorreu entre as missões Mercury e Apollo, foi crucial para impulsionar os avanços tecnológicos da época.

O projeto, que levou astronautas e equipamentos para testes de longos períodos no espaço, resultou em feitos marcantes, como a primeira caminhada espacial dos Estados Unidos e a ligação entre duas naves na órbita terrestre.

Essas conquistas espaciais inspiraram os engenheiros do Google DeepMind, que viram no nome Gemini uma analogia perfeita para o monumental esforço de treinar e aprimorar os modelos de linguagem da IA. O lançamento da versão mais recente, Gemini 1.5 Flash, durante o Google I/O 2024, mostra que os avanços da tecnologia não param.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok