Gabigol suspenso por 2 anos por tentativa de fraude antidoping

Gabigol é suspenso por dois anos pelo TJD-AD

O atacante Gabigol, do Flamengo, recebeu a punição de dois anos de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). O julgamento, concluído nesta segunda-feira (25), contou com um placar apertado de cinco votos a favor e quatro contra a suspensão de Gabigol. A punição terá início a partir do dia 8 de abril do ano passado e se estenderá até abril de 2025. No entanto, o jogador ainda tem a possibilidade de recorrer da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Flamengo se pronuncia oficialmente

Em nota oficial, o Flamengo manifestou surpresa com a decisão e afirmou que irá auxiliar o atleta na apresentação de recurso ao CAS. O clube ressaltou que entende não ter havido qualquer tipo de fraude ou tentativa que justifique a punição aplicada a Gabigol.

Diretrizes do Código Antidopagem

A denúncia contra Gabigol foi realizada pela Procuradoria de Justiça Desportiva Antidopagem em 21 de dezembro, quase oito meses após exames antidoping no Centro de Treinamento do Flamengo. O jogador teria violado o código 122 do Código Brasileiro Antidopagem, relacionado a fraudes ou tentativas de fraude no processo de controle, com previsão de até quatro anos de suspensão.

Detalhes da acusação

Segundo a denúncia assinada pelo procurador João Guilherme Guimarães Gonçalves, Gabigol teria dificultado a realização do exame antidoping. Além de não respeitar o tempo mínimo de repouso após a atividade física, o jogador também teria tentado esconder a genitália durante a coleta de urina, momento que requer a presença do oficial responsável.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok