Funeral de Ebrahim Raisi inicia no Irã; corpo seguirá para mesquita

Cerimônias fúnebres para o presidente do Irã e vítimas de queda de helicóptero são iniciadas

Início das homenagens

TEERÃO, 21 MAI – As cerimônias fúnebres para o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e todas as vítimas da queda de um helicóptero no último domingo (19) começaram nesta terça-feira (21), em Tabriz.

Despedida de Raisi

Conforme anunciado pelo vice-presidente da República, Mohsen Mansouri, o sepultamento de Raisi será realizado no próximo dia 23 de maio em Mashhad, cidade natal do líder iraniano, no nordeste do país. O corpo do presidente do Irã será levado para o Santuário de Imam Reza, a maior mesquita do mundo em área de superfície.

Tragédia e luto no Irã

As mortes na tragédia fizeram Teerã declarar cinco dias de luto. Além de Raisi, estavam a bordo do helicóptero que caiu na região leste do Azerbaijão o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e outras autoridades.

Procedimentos e investigações em curso

Todos os corpos serão transferidos para Qom esta tarde e depois para Teerã nesta noite. A cerimônia fúnebre continuará na manhã de quarta (22) na capital. Enquanto as autoridades investigam as causas da queda do helicóptero, a despedida é feita. O embaixador iraniano em Moscou apontou que somente após a conclusão da investigação será possível divulgar os motivos do acidente.

Repressão a insultos online

Paralelamente, o procurador-geral iraniano ordenou uma repressão aos usuários online que postam “insultos” contra o falecido presidente e outras pessoas mortas no acidente de helicóptero. Enquanto algumas vozes dissidentes recordam o passado de Raisi, apoiantes lamentam a perda.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok