Frente fria traz chuvas intensas pelo Brasil

Frente fria ameniza altas temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

Uma frente fria que se desloca da Região Sul em direção ao Sudeste do Brasil promete aliviar as altas temperaturas que têm marcado as últimas semanas nessas regiões, bem como no Centro-Oeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada da frente fria irá provocar chuvas intensas no início desta semana em diversas áreas, incluindo o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e região metropolitana da capital.

Chuvas intensas e riscos

No Sul do Brasil, regiões como a faixa leste de Santa Catarina, incluindo a região metropolitana de Florianópolis e o Vale do Itajaí, juntamente com o leste do Paraná, também devem enfrentar chuvas intensas, com volumes entre 50 mm e 100 mm. O Inmet emitiu um alerta laranja para essas áreas, indicando perigo de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Alerta na Região Nordeste e Centro-Oeste

No Nordeste, a atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT) está trazendo chuvas intensas, com áreas do Maranhão ao Ceará também sob alerta laranja. Parte do centro-norte do Tocantins, no Centro-Oeste, também está incluída nesse cenário de alerta.

No Norte do país, as instabilidades climáticas combinadas com o calor e a alta umidade continuarão provocando pancadas de chuva ao longo da semana, com destaque para o Amapá e nordeste do Pará.

Centro-Oeste sob chuvas

No Centro-Oeste, as áreas mais suscetíveis a instabilidades estão localizadas em Mato Grosso e no noroeste de Goiás, onde são esperadas pancadas de chuva ao longo da semana. Já ao sul e leste de Goiás e parte de Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuvas irregulares a partir de amanhã, dia 12.

1741713030 186 ebc

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok