Eleições cruciais na França: um panorama do cenário político
A França vai às urnas neste domingo em eleições cruciais que poderão definir os rumos do país e impactar diversas esferas, desde a política interna até a geopolítica global. O pleito pode resultar em uma vitória histórica do Rally Nacional, partido de extrema-direita liderado por Marine Le Pen, ou em um cenário de impasse político prolongado.
Impactos potenciais das eleições
Além das consequências internas, as eleições antecipadas na França também têm o potencial de influenciar questões como a guerra na Ucrânia, as relações diplomáticas e a estabilidade econômica na Europa. Caso o Rally Nacional conquiste a maioria absoluta, a França poderá ter seu primeiro governo de extrema-direita desde a Segunda Guerra Mundial, com Jordan Bardella, líder do partido, assumindo o cargo de primeiro-ministro.
Detalhes da votação
O segundo turno da votação teve início no sábado em territórios ultramarinos da França e as projeções iniciais das pesquisas estão previstas para domingo à noite. Os primeiros resultados oficiais devem ser divulgados no final do domingo e na manhã de segunda-feira. Até o momento, a participação eleitoral está em 26,63%, um leve aumento em relação ao primeiro turno.
Partidos e candidatos em destaque
Diversos candidatos e partidos estão em foco nestas eleições, incluindo o presidente Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Além disso, outros 76 candidatos garantiram assentos no primeiro turno, com destaque para 39 do Rally Nacional e 32 da Nova Frente Popular, uma aliança de esquerda. Macron, por sua vez, tem candidatos de sua lista centrista também conquistando assentos.
Acordos de oposição e cenário político
Os partidos de oposição firmaram acordos antes do segundo turno de votação para tentar evitar uma vitória expressiva do Rally Nacional. Marine Le Pen afirmou que seu partido só lideraria o governo se obtivesse maioria absoluta. Houveram desistências de candidatos de diversos espectros políticos, indicando uma tentativa de evitar esse cenário.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok