Fórum recomenda ATSC 3.0 para TV digital no Brasil

Conselho do Fórum de TV Digital recomenda adoção do sistema ATSC 3.0

Os membros do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (Sbtvd) vão recomendar ao Ministério das Comunicações que o país adote o sistema ATSC 3.0 como padrão técnico para futuras transmissões da televisão digital brasileira. A decisão final, no entanto, cabe à Presidência da República.

Decisão unânime dos conselheiros

A escolha foi feita por unanimidade dos conselheiros e anunciada durante reunião realizada nesta segunda-feira (22). O conselho é composto por representantes de emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, indústria de software, entidades de ensino e pesquisa, além de membros do governo federal.

Testes para definição do padrão

A decisão de adotar o sistema ATSC 3.0 como padrão para a TV digital brasileira foi baseada nos testes realizados entre dezembro de 2023 e maio de 2024 pelo fórum. Estes testes visavam definir a última camada física que faltava para completar o padrão da TV 3.0, tecnologia para a televisão digital aberta e gratuita em desenvolvimento com a participação de pesquisadores de nove universidades brasileiras e financiamento federal.

Características da TV 3.0

A TV 3.0, conhecida como “a televisão do futuro”, integra os serviços de internet à transmissão de sons e imagens, permitindo interatividade com a programação, compras por meio do televisor e oferta de conteúdos sob demanda. A tecnologia proporciona mais praticidade ao telespectador, melhora a qualidade de imagem e som, podendo chegar a até 8K.

Implementação gradual em todo o país

A implementação da TV 3.0 será gradual em todo o território brasileiro. Mesmo sendo transmitida por canais abertos e gratuitos, o acesso à internet pode ampliar a experiência do usuário e possibilitar recursos adicionais. No entanto, a qualidade da transmissão pode ser comprometida sem conexão à internet.

Impacto no setor de radiodifusão

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destaca que a nova geração de TV digital integrará a radiodifusão com a internet, criando novos modelos de negócios e empregos no setor. A decisão pelo sistema ATSC 3.0 foi fundamentada em uma avaliação detalhada dos dados coletados desde 2020, considerando a adequação da tecnologia ao projeto TV 3.0.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok