Forças venezuelanas cercam embaixada argentina em Caracas

Forças Venezuelanas Cercam Embaixada da Argentina em Caracas

Residência oficial sob custódia do Brasil após expulsão de missão diplomática argentina por Maduro

O partido oposicionista Vente Venezuela (VV) relata que a sede diplomática da Argentina em Caracas está cercada por homens encapuzados desde a noite de sexta-feira (06/09). Após a expulsão da missão diplomática do governo de Javier Milei, o local está sob a custódia do Brasil, que também é responsável por seis refugiados da oposição no local.

Denúncia de Cerco

O VV, liderado por María Corina Machado, que foi impedida de concorrer às eleições presidenciais de julho, acusa o presidente Nicolás Maduro de ordernar a ação. O coordenador internacional do VV, Pedro Urruchurtu, um dos refugiados, afirmou que agentes da Polícia Nacional Bolivariana (PNB) e do Serviço Bolivariano de Inteligência (SEBIN), juntamente com funcionários encapuzados e armados, cercam o local.

Ameaças e Retaliação

O ex-deputado Omar González, outro refugiado, denunciou o corte no fornecimento de eletricidade à residência, que agora está abastecida por gerador de energia. Além de Urruchurtu e González, estão na embaixada Magalli Meda, Claudia Macero, Humberto Villalobos e o ex-ministro Fernando Martínez Mottola, todos acusados de crimes pelo Ministério Público venezuelano.

Situação Atual

Desde agosto, o Brasil está encarregado da custódia dos escritórios diplomáticos da Argentina e do Peru na Venezuela. O governo de Maduro também exigiu que outros países retirassem seus representantes, em meio à polêmica sobre as eleições presidenciais. A Venezuela enfrenta uma onda de repressão política e violência, com mais de 2.400 pessoas presas desde as últimas eleições.

Em meio a protestos e denúncias de violações dos direitos humanos, a comunidade internacional acompanha de perto a situação na Venezuela. A oposição ao governo de Maduro cresce, e as tensões políticas continuam a aumentar no país.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok