Foco de doença Newcastle é eliminado no RS, confirma Ministério da Agricultura.

Ministério da Agricultura e Pecuária comunica fim da doença de Newcastle no Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou a Organização Mundial de Saúde Animal sobre o controle e extinção da doença de Newcastle (DNC) no país. A doença havia sido identificada em 17 de julho em um estabelecimento de avicultura comercial de corte localizado em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.

Com essa ação, o governo brasileiro aguarda a liberação, por parte dos países importadores, para retomar integralmente as exportações de carnes de aves e seus produtos, após a suspensão temporária imposta pelas autoridades sanitárias.

Reforço nos protocolos de biosseguridade e monitoramento

A doença de Newcastle é causada por um vírus contagioso que afeta diversas espécies de aves, répteis e mamíferos. O Mapa destaca que os protocolos de biosseguridade em aviários estão sendo reforçados e aplicados em todos os estados produtores do país.

Sinais como mortalidade súbita, problemas respiratórios e nervosos, diarréia e edema na cabeça das aves devem ser comunicados imediatamente aos órgãos competentes para um acompanhamento adequado e ação preventiva.

As Guias de Trânsito Animal (GTA) continuam sendo emitidas pelo Centro de Operações de Emergência Zoossanitária com o intuito de evitar a disseminação da doença para outras regiões do território nacional.

Atualização das medidas de emergência zoossanitária

O Ministério da Agricultura reduziu a área de emergência zoossanitária para os municípios do Vale do Taquari e Anta Gorda, Doutor Ricardo, Putinga, Ilópolis e Relvado, no Rio Grande do Sul, devido à ausência de novos focos da doença. As ações de controle e vigilância continuam sendo realizadas dentro de um raio de 10 quilômetros do local onde o foco foi identificado.

A granja afetada permanecerá em monitoramento por 42 dias para garantir a ausência do vírus. Após esse período e com resultados negativos, o aviário poderá retomar suas atividades normalmente. Já as demais granjas na área de emergência agropecuária seguirão protocolos específicos para liberação.

Atualizações sobre as exportações

O Mapa também informou sobre as atualizações nas áreas de suspensão temporária para exportação de carnes de aves e seus derivados. Países como China, Argentina e México mantêm restrições para todo o Brasil. No caso do Rio Grande do Sul, somente a Arábia Saudita permanece com proibição. Para outros países, estão estabelecidos protocolos sanitários específicos baseados em restrições territoriais.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok