FMI eleva projeção de crescimento da economia brasileira para 3% em 2024
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou uma elevação na projeção de crescimento da economia brasileira para 3% neste ano, saindo de 2,1%. Essa revisão otimista foi divulgada durante a reunião anual do órgão, realizada em Washington.
Melhorias nas expectativas econômicas
De acordo com o FMI, o aumento na projeção se deve aos resultados mais positivos do que o esperado no primeiro semestre, aliados a um mercado de trabalho forte, inflação controlada e aumento da renda. Além disso, o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre o Produto Interno Bruto (PIB) foi menor do que o previsto.
Desaceleração prevista para 2025
Apesar da melhoria para este ano, as expectativas para 2025 são menos otimistas, com a projeção de crescimento caindo de 2,4% para 2,2%. O FMI justifica essa redução em função da diminuição dos estímulos fiscais concedidos desde o ano passado e dos juros elevados. A Taxa Selic, por exemplo, está em 10,75% ao ano e deve encerrar 2024 em 11,75% ao ano, de acordo com o boletim Focus do Banco Central.
Estimativas para 2024 abaixo do previsto
As estimativas do FMI para 2024 estão abaixo das previsões oficiais, conforme divulgado pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. A projeção de crescimento para esse ano é de 3,2%, segundo o órgão.
Próximos dados econômicos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o PIB do terceiro trimestre em 3 de dezembro. No segundo trimestre, a economia brasileira cresceu 1,4% em relação aos três meses anteriores, superando todas as estimativas prévias.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok