Mais de 300 indígenas ocupam o Museu da República para evento cultural
Mais de 300 indígenas vão ocupar os amplos jardins do Museu da República, no Catete, zona sul do Rio de Janeiro, neste sábado (20) e domingo (21). Eles representam mais de 30 etnias do estado que participam de um evento aberto ao público.
Serão realizadas atividades culturais como danças e cantos tradicionais dos povos originários, pinturas corporais, contação de história, venda de artesanato, oficinas, rodas de conversar e debates. O evento é gratuito e acontece das 9h às 17h.
Ampla representação indígena na exposição de cultura
Serão montadas cerca de 90 barracas de expositores indígenas de diversas etnias, entre elas, guarani, pataxó, tukano, puri, fulni-ô, kaingang, guajajara, ashaninka, tikuna, tupinambá, baniwa, waurá, kamayurá, yawalapiti, kayapó, mehinako, pankararu, kariri-xocó, karajá, potiguara, sateré mawé, bororo, huni-kuin, shanenawa, kadiwéu, kambeba, kichua, anambé, maraguá e goitacá.
Evento em celebração ao Dia dos Povos Indígenas
A Semana Intercultural Indígena é realizada pela Associação Indígena Aldeia Maracanã e é uma forma de celebração do Dia dos Povos Indígenas. A data é oficialmente comemorada no dia 19 de abril. Os organizadores preferiram realizar o evento no fim de semana para facilitar a presença do público.
O indigenista da Aldeia Maracanã, Toni Lotar, destaca a importância de aproximar povos e tradições indígenas do público geral.
Com diversas atividades culturais, venda de artesanato e exibição de filmes documentários, o evento promove a cultura viva dos povos indígenas e proporciona uma oportunidade de geração de renda para os expositores.
Reivindicação dos indígenas e população presente no evento
Além das atividades culturais, os dois dias de atração vão servir também para reivindicação. Os organizadores vão coletar nomes para o abaixo-assinado da campanha Restauro Já, cobrando do governo do estado o compromisso assumido de criar o Centro de Referência da Cultura Viva dos Povos Indígenas, onde ficava a Aldeia Maracanã.
No estado do Rio de Janeiro, são cerca de 16.994 indígenas. O Brasil possui uma diversidade étnica, cultural e linguística vasta, com 274 idiomas indígenas falados em todo o país.
Serviço e localização do evento
O evento acontece nos dias 20 e 21 de abril, das 9h às 17h, no Museu da República, localizado na Rua do Catete, 153, Catete, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita para que todos possam vivenciar a riqueza cultural dos povos indígenas.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok