
A previsão de crescimento da carteira de crédito no Brasil para 2025 é de 8,5%, segundo pesquisa da Febraban. No ano passado, a expectativa era de 9%, mas os dados divulgados nesta segunda-feira (17) apontam para uma desaceleração. Em 2024, o crescimento foi de 10,9%, de acordo com o Banco Central.
O diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg, destacou que o cenário econômico desfavorável, com inflação e juros altos, influenciará no desempenho do crédito. Executivos de 21 bancos consultados prevêem que a taxa Selic ultrapassará os 14,25% em 2025 e que o dólar atingirá R$ 5,95 até setembro.
Quanto à inflação, a maioria dos entrevistados acredita que ficará em torno de 5,5%, e em relação ao PIB, mais da metade projeta um crescimento de cerca de 2% neste ano. O cenário fiscal e outras variáveis importantes podem alterar essa perspectiva ao longo do ano.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok