Falece aos 91 anos Ziraldo, criador do Menino Maluquinho

Ziraldo: Um ícone da literatura infantil brasileira nos deixa aos 91 anos

O renomado escritor Ziraldo faleceu neste sábado (6), aos 91 anos, enquanto dormia em seu apartamento na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pela família do desenhista, que deixa um legado marcante no cenário literário brasileiro, especialmente no âmbito infantil. Ziraldo era pai de três filhos.

Legado literário e prêmios

Aclamado pelo seu trabalho no ramo literário infantil, Ziraldo foi reconhecido internacionalmente ao receber o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas, bem como o prêmio Merghantealler, da imprensa livre da América Latina, ambos em 1969. Além disso, foi vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em duas ocasiões: em 1980 com “O Menino Maluquinho” e novamente em 2012 com “Os Meninos do Espaço”.

Carreira e origens de um mineiro talentoso

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 1932, na cidade de Caratinga, Minas Gerais. Desde cedo, demonstrou talento artístico, tendo apresentado seu primeiro desenho aos 7 anos de idade no jornal “Folha de Minas”. Após mudar-se para o Rio de Janeiro em 1949, construiu uma carreira sólida como desenhista, escritor, apresentador e jornalista.

Apesar de sua formação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ziraldo fez história no mundo das artes, atuando em veículos de comunicação renomados como “O Cruzeiro” e “Jornal do Brasil”. O desenhista ficou conhecido por publicar a primeira revista em quadrinhos de sucesso, a “Turma do Pererê”, apesar de seu cancelamento após o golpe militar de 1964.

Engajamento político e resistência

Ziraldo tornou-se uma figura importante na resistência à ditadura militar ao fundar e dirigir o influente periódico “O Pasquim”, que fazia oposição ao regime. Seu trabalho desafiador levou à sua prisão logo após a promulgação do AI-5, um dos momentos mais sombrios da história do Brasil.

O desenhista se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, posteriormente, ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), manifestando apoio a candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) em eleições presidenciais.

Legado e criações marcantes

Uma das criações mais icônicas de Ziraldo foi o Menino Maluquinho, inspirado em seu próprio filho. O personagem se tornou um sucesso nacional, dando origem a um livro campeão de vendas e a um filme de grande sucesso nos cinemas brasileiros. Além disso, o autor produziu obras igualmente memoráveis, como “Flicts” e “O Bichinho da Maçã”.

Ziraldo encerrou sua produção textual e artística em 2018, após sofrer um AVC. Seu estúdio na Lagoa, no Rio de Janeiro, está sendo transformado no Instituto Ziraldo, para preservar seu legado e inspirar futuras gerações. Em sua trajetória, o artista ainda apresentou programas na TV Brasil, incentivando o hábito da leitura entre crianças e jovens.

Mostra interativa em homenagem a Ziraldo

Atualmente, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro abriga a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, uma mostra interativa que celebra a trajetória do multifacetado artista. A exposição tem previsão de encerramento no dia 13 de maio deste ano, possibilitando ao público vivenciar o universo criativo e inspirador de Ziraldo.

Matéria atualizada às 17h42

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok