Exército ucraniano recua no norte após avanço russo

Exército ucraniano se retira de áreas da frente de batalha norte

O Exército ucraniano anunciou nesta quarta-feira (15) que se retirou de algumas áreas da frente de batalha norte, na região de Kharkiv, após o avanço da ofensiva das tropas russas iniciada em 10 de maio.

Retirada estratégica em resposta ao avanço russo

Em resposta ao fogo inimigo e a um ataque de infantaria, o Exército ucraniano realizou uma retirada estratégica em algumas áreas próximas de Lukyantsi e Vovchansk, conforme informou o porta-voz das forças da região, Nazar Voloshin.

Avanço das tropas russas

Poucas horas depois, o Exército russo reivindicou conquistas em Lukyantsi e na localidade de Gliboke, além de assumir o controle de Robotyne, ao sul da Ucrânia, região recuperada pelo Exército de Kiev em agosto passado durante a contraofensiva do verão de 2023.

Ofensiva russa em Kharkiv

A nova ofensiva russa concentra-se na região de Kharkiv, onde a capital homônima é a segunda maior cidade da Ucrânia. Nas últimas semanas, a região foi alvo de intensos bombardeios, especialmente contra o sistema de energia elétrica.

Reforços e ajuda internacional

O presidente Volodimir Zelensky anunciou o envio de reforços à região e o cancelamento de viagens internacionais, enquanto o Exército russo continua avançando. Zelensky pediu o envio urgente de armas pelos países ocidentais e o secretário de Estado dos EUA garantiu uma ajuda militar de 2 bilhões de dólares para fortalecer as defesas ucranianas.

Situação crítica e desafios futuros

A cidade de Vovchansk vive momentos críticos, com o comandante de polícia alertando para a dificuldade da situação e pedindo a evacuação da população. A ofensiva russa no norte da Ucrânia pegou as forças locais de surpresa, resultando na perda de várias localidades e na saída de milhares de civis da região.

Desafios e apoio internacional

O avanço russo representa um desafio para o governo ucraniano, que busca apoio ocidental para enfrentar a Rússia. Apesar da promessa de ajuda dos EUA, a Ucrânia enfrenta dificuldades decorrentes da lentidão da assistência europeia e da suspensão temporária do suporte americano.

Conflito internacional e mercenários

O conflito entre Rússia e Ucrânia atraiu a atenção de mercenários de diversos países, incluindo o Sri Lanka, cujo governo relatou a morte de 16 mercenários cingaleses nos combates. A participação de soldados estrangeiros na guerra levou o governo cingalês a abrir uma investigação sobre o recrutamento de seus cidadãos para o conflito.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok