Ex-presidente peruano Alberto Fujimori morre, condenado por crimes.

Ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, falece aos 86 anos em Lima

O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, faleceu nesta quarta-feira, aos 86 anos em sua residência em Lima. Fujimori, que iniciou sua trajetória política com triunfos ao restaurar a economia do Peru, terminou com condenações por violação de direitos humanos e por corrupção. Ele se recuperava de um tratamento contra o câncer de língua, informou sua família.

Carreira política controversa e marcada por autoritarismo

Primeiro, Fujimori teve um governo marcado por um crescente autoritarismo entre 1990 e 2000, sendo perdoado em dezembro de suas condenações por corrupção e pela responsabilidade no assassinato de 25 pessoas. Sua filha, Keiko, revelou em julho que ele planejava concorrer à presidência do Peru pela quarta vez em 2026.

Fuga do país e renúncia por fax

O ex-presidente, que iniciou sua carreira como um completo outsider político, assumiu um país devastado por inflação descontrolada e violência guerrilheira. Ele consertou a economia com a privatização em massa de indústrias estatais, porém, seu governo entrou em colapso de maneira dramática. Após fugir do país em 2000 e renunciar por fax, Fujimori foi preso e extraditado para o Peru, onde enfrentou acusações de abuso de poder.

Sentença por violações de direitos humanos

Fujimori se tornou o primeiro ex-presidente no mundo a ser julgado e condenado em seu próprio país por violações de direitos humanos. Mesmo sem ter ordenado pessoalmente os 25 assassinatos cometidos por esquadrões da morte, ele foi considerado responsável por tais ações que foram cometidas em nome de seu governo.

Vitória eleitoral em 1990

Fujimori venceu a eleição peruana em 1990 apresentando-se como uma alternativa limpa à classe política corrupta e desacreditada do Peru, ancorando sua candidatura no estereótipo peruano do asiático honesto e trabalhador. Mesmo sem experiência política, sua vitória no segundo turno contra Mario Vargas Llosa surpreendeu a todos.

Choque econômico e medidas contestadas

Seu governo foi marcado por um discurso firme e ações práticas que inicialmente lhe renderam elogios, porém, a aplicação de choque econômico e o fechamento do Congresso e tribunais em 1992, fizeram com que sua gestão fosse contestada. Fujimori desenvolveu um gosto pelo poder crescente e recorreu a meios antidemocráticos para mantê-lo.

Alberto Fujimori, filho de imigrantes, nasceu em 28 de julho de 1938, Dia da Independência do Peru, e teve uma carreira marcada por altos e baixos, culminando em condenações por violações de direitos humanos e por corrupção.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok