
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebe visto para participar da Assembleia Geral da ONU em Nova York
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, obteve nesta quinta-feira (18) o visto norte-americano necessário para sua participação na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que está programada para a próxima semana em Nova York.

“Recebi o visto hoje. Uma obrigação de um país que tem um acordo-sede com um organismo internacional. Tem que garantir o acesso de uma autoridade que é convidada para o evento”, disse, em coletiva de imprensa em Brasília.
Padilha foi designado para integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viajará aos Estados Unidos em meio a um período de tensão entre os governos brasileiro e norte-americano – especialmente após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ministro também recebeu convite para participar de uma conferência da Organização Panamericana da Saúde (Opas), que ocorrerá em setembro na capital norte-americana, Washington.
Entenda a situação
Em agosto, o governo do presidente Donald Trump cancelou o visto da esposa e da filha de 10 anos de Padilha. Na ocasião, o ministro estava com o visto vencido desde 2024 e, portanto, não passível de cancelamento.
Os vistos de Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e de Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais da pasta e atual coordenador-geral para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), foram cancelados.
Em um comunicado, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, alegou que esses servidores teriam contribuído para um “esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano” por meio do programa Mais Médicos.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









