Estagiário do INSS é detido por fraude em crédito consignado em Salvador

Estagiários do INSS são suspeitos de fraudar concessão de empréstimos consignados na Bahia

Três estagiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraude na concessão de empréstimos consignados na Bahia. Os jovens, sendo um deles maior de idade, foram detidos nesta quarta-feira (17) em uma ação realizada pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério da Previdência Social.

Investigações indicam desbloqueio de benefícios previdenciários e inserção de documentos falsos

De acordo com investigações preliminares, os estagiários atuavam desbloqueando benefícios previdenciários sem o consentimento dos titulares, inserindo dados falsos nos sistemas do INSS. A partir dessa ação, outros envolvidos no esquema conseguiram contratar empréstimos consignados em nome dos beneficiários lesados, que não tinham conhecimento da fraude sendo cometida em seus nomes.

Detidos foram encaminhados para unidades policiais na Bahia

O estagiário maior de idade preso foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal no estado baiano, onde permanece à disposição da Justiça. Já as duas adolescentes apreendidas foram levadas à Delegacia do Adolescente Infrator. Todos os envolvidos no caso podem responder pelo crime/ato infracional de inserção de dados falsos nos sistemas de informação, com uma pena máxima de até 12 anos de reclusão no caso do estagiário maior de idade.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok