Estado do Rio receberá Olimpíada Internacional de Física e Astrofísica

Astrofísica: 17ª Olimpíada Internacional sediada no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro será sede, a partir deste sábado (17), da 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), com a participação de 300 estudantes e 130 professores de vários países.

1723899009 592 ebc

Evento de destaque em solo brasileiro

Organizada pelo Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a IOAA é um encontro de destaque no calendário científico global, a ser realizado até o dia 27 deste mês, nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, região conhecida como Vale do Café.

Este histórico local do Rio, marcado pelo passado dos barões do café, agora servirá como palco para a celebração da ciência, com um foco especial em astronomia e astrofísica. Esta será a segunda vez que o Brasil sedia a IOAA, a primeira ocorreu em 2012 no país.

Sustentabilidade em destaque

De acordo com Josina Nascimento, astrônoma e coordenadora do Comitê Brasileiro de Astronomia e Astrofísica, a IOAA é mais do que uma competição, é um momento de união em torno da paixão comum pela Astronomia e pelo planeta Terra. Nesta edição, a sustentabilidade é o tema central, refletindo o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A IOAA pondere a excelência dos estudantes brasileiros globalmente e promove um intercâmbio valioso de conhecimentos entre culturas diversas, reforçando o compromisso do país com a educação e a inovação.

Diversidade e Inclusão

A diversidade cultural presente no evento promove a amizade, cooperação internacional e o enriquecimento no estudo da astronomia e da ciência. Promovendo ainda um Encontro Cultural, fomentando a troca de experiências culturais entre os participantes.

A IOAA também terá um concurso de pôsteres sobre sustentabilidade, refletindo a importância desse tema. A participação feminina nas equipes é incentivada e a promoção da igualdade de gênero é um destaque do evento, evidenciando-se a necessidade de maior participação das mulheres em áreas tradicionalmente dominadas pelos homens.

Expectativas para a IOAA 2024

O evento não se restringe a promover o conhecimento científico entre os jovens, mas também a refletir sobre a ciência na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. A expectativa é de que a equipe brasileira alcance medalhas na competição, impulsionando a participação e o destaque do país nessas áreas.

A IOAA é um evento anual para alunos do ensino médio de alto desempenho em todo o mundo, estabelecida com o objetivo de promover a astronomia e a astrofísica entre jovens astrônomos em um contexto internacional.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok