Equador vota medidas de segurança em referendo

Referendo no Equador: Presidente Daniel Noboa deve vencer com medidas de segurança

O presidente do Equador, Daniel Noboa, está confiante em vencer um referendo no domingo (21) que pede aos eleitores que apoiem novas medidas de segurança para combater a violência crescente no país.

Expansão do crime organizado na América Latina

Nos últimos anos, gangues de contrabando de cocaína têm se expandido por toda a América Latina, transformando nações outrora pacíficas, como o Equador, em áreas dominadas pelos cartéis, de acordo com autoridades de segurança e diplomatas.

Violência em destaque

Em janeiro, a violência ganhou destaque internacional quando homens armados invadiram uma transmissão de televisão ao vivo e diversos funcionários de prisões foram feitos reféns, gerando preocupações em relação à segurança no país.

Medidas de segurança em questão

O referendo de domingo propõe diversas medidas de segurança, incluindo a permissão para que os militares patrulhem com a polícia, a possibilidade de extradição de criminosos acusados e o aumento das penas para crimes como terrorismo e assassinato. Cinco dessas medidas modificariam a Constituição se aprovadas.

Apoio popular a Noboa

Pesquisas recentes indicam que os eleitores estão mais propensos a apoiar Noboa na votação deste fim de semana, especialmente no que diz respeito às questões de segurança.

Desafios para o presidente

No entanto, os cortes diários de energia de oito horas, ordenados por Noboa em meio à escassez de energia no país, podem afetar a imagem do presidente e influenciar o voto da população, segundo a empresa de pesquisas Click Research.

Desdobramentos econômicos

O referendo também contempla medidas econômicas, como permitir a contratação de trabalhadores por hora. Alguns opositores alegam que tais mudanças beneficiarão os ricos e as empresas internacionais, o que levanta debates sobre os impactos destas propostas.

Apoiadores do governo

Investidores têm apoiado as políticas de segurança de Noboa, após a volatilidade no mercado relacionada à violência no país, enxergando o presidente como capaz de proporcionar estabilidade até as próximas eleições.

O futuro político do Equador

Noboa, que assumiu o cargo recentemente, já planeja sua possível reeleição em 2025, caso vença o referendo e consiga implementar suas propostas de segurança e econômicas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok