Enchentes causam tragédias no Leste Europeu

Enchentes deixam vítimas na Europa Central e Oriental

Fortes chuvas atingiram a Europa Central e Oriental, deixando ao menos seis mortos na Romênia, Polônia e Áustria, que declarou emergência em diversas regiões. A tempestade Boris também afetou Eslováquia, Hungria e República Tcheca. Desde sábado (14/09), ao menos seis pessoas perderam a vida em enchentes provocadas pela tempestade, que trouxe chuvas torrenciais para a região.

Mortes e desaparecidos

As quatro vítimas fatais na Romênia, uma na Polônia e uma na Áustria são apenas parte do trágico saldo das inundações. Além disso, duas pessoas estão desaparecidas na Romênia e outras quatro na República Tcheca, aumentando a preocupação com a situação na região.

Situação preocupante

Desde quinta-feira (12/09), áreas desses países, assim como na Hungria e Eslováquia, têm enfrentado ventos fortes e chuvas excepcionalmente intensas. Algumas regiões da República Tcheca e da Polônia enfrentam as piores enchentes em quase três décadas. Na Baixa Áustria, a situação se agravou no domingo, com milhares de pessoas tendo que ser evacuadas de suas casas.

Mobilização e impactos

Cerca de 100 mil bombeiros foram mobilizados na República Tcheca, onde quase 2,9 mil incidentes foram registrados na sexta-feira. A Eslováquia declarou estado de emergência na capital, Bratislava, enquanto a Polônia evacuou ao menos 1,9 mil pessoas no sudoeste do país. Na Áustria, ventos intensos e fortes inundações obrigaram a evacuação de várias localidades e ações de resgate em diversas regiões.

Impactos das mudanças climáticas

O presidente romeno Klaus Iohannis destacou que as consequências dramáticas das enchentes são reflexo da mudança climática, cada vez mais presente no continente europeu. A intensidade das chuvas se deve ao encontro de massas de ar polar e quente e úmida, criando uma área de baixa pressão que contribui para as tempestades.

Desafios futuros

O chanceler austríaco, Karl Nehammer, alertou que os próximos dias continuarão sendo extremamente desafiadores para a população afetada e para os serviços de emergência. A situação das tempestades é grave e o pico ainda não foi atingido, aumentando a preocupação com mais danos e perdas na região afetada pelas enchentes.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok