Em meio a turbulências políticas, Biden sediará cúpula da Otan

Joe Biden recebe líderes da Otan em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tentará mudar o foco das pressões por sua desistência da candidatura à reeleição para receber chefes de Estado e governo dos 32 países que compõem a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Reunião em Washington

Os membros da Otan se reunirão nesta terça em Washington D.C. para celebrar os 75 anos da aliança militar ocidental e debater seus atuais desafios.

A cúpula ocorre também um dia após o ataque russo a um hospital infantil em Kiev, na Ucrânia, que deixou 38 mortos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participará da cúpula, também em meio a conversas para que seu país integre a Otan.

Participantes

O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, também estará na cúpula, onde fará sua estreia como premiê britânico em encontros internacionais. As pautas do evento incluem a busca por tranquilizar a Ucrânia quanto a durabilidade do apoio do grupo na defesa frente à invasão russa.

Além disso, está prevista uma reunião bilateral entre o presidente americano e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Agenda do evento

Nesta terça, Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden abrirão a cerimônia de aniversário do Tratado no Auditório Andrew W. Mellon. Na quarta-feira, Biden deve falar aos líderes da Otan e em seguida haverá um jantar com líderes, incluindo o novo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

Na quinta-feira, acontecem as reuniões de trabalho do grupo, incluindo encontros com parceiros do Indo-Pacífico. Para além das decisões sobre o conflito na Ucrânia, está prevista uma declaração da Otan condenando o apoio da China à base industrial de defesa da Rússia.

Desafio a Biden em meio a crise em sua campanha

Biden terá uma missão difícil nesta semana, precisando mostrar liderança e recuperar a confiança em meio à crise em sua campanha de reeleição. Enquanto seu adversário, Donald Trump, questiona o papel dos Estados Unidos na Otan, Biden busca convencer seus companheiros de grupo de que é capaz de vencer as eleições e manter as políticas de defesa.

Alguns líderes europeus expressaram preocupação com a postura de Trump em relação à aliança, pedindo a Biden que não deixe o republicano voltar à Casa Branca.

O que é a Otan?

A Otan foi fundada em 1949 por 12 nações para combater ameaças à segurança europeia durante a Guerra Fria. Washington dita a agenda, já que os Estados Unidos são o membro mais poderoso e que mais gasta em defesa.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok