
Eleições legislativas em Portugal: eleitores vão às urnas em meio a crise política
Os portugueses estão participando das eleições legislativas neste domingo (18), marcando o último dia do processo eleitoral. Esta é a segunda vez que os eleitores são convocados desde março de 2024, e representa a terceira eleição em três anos, desde 2022.
De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) de Portugal, um total de 10,8 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições legislativas antecipadas de hoje. Serão eleitos 230 deputados, distribuídos em 22 círculos eleitorais, sendo 18 em Portugal continental e os demais nos Açores, na Madeira, na Europa e Fora da Europa.
Um total de 21 forças políticas estão concorrendo nestas eleições, o que representa um aumento de três em relação às eleições de março do ano passado. O Partido Liberal Social (PLS) é a única agremiação estreante neste pleito, juntando-se a AD (PSD/CDS-PP), PS, Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, ADN, RIR, JPP, PCTP/MRPP, Nova Direita, Volt Portugal, Ergue-te, Nós, Cidadãos!, PPM e, com listas apenas numa ou nas duas regiões autónomas, MPT, PTP e PSD/CDS/PPM.
Crise política
No mês de março, o parlamento de Portugal rejeitou uma moção de confiança no governo minoritário de centro-direita, causando seu colapso após apenas 11 meses no poder. Isso levou à realização das eleições antecipadas deste domingo, configurando a terceira eleição do país em pouco mais de três anos.
Com 142 votos contra e 88 a favor, sem abstenções, os parlamentares votaram contra a moção apresentada pelo primeiro-ministro Luis Montenegro, após a oposição questionar sua integridade em relação aos negócios de uma empresa de consultoria que ele fundou e que agora é gerida por seus filhos.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok