
Eleição no Reino Unido: Pesquisas indicam vitória dos Trabalhistas
Expectativa de volta do Partido Trabalhista ao poder
Pesquisas apontam que a liderança trabalhista está prestes a retornar ao poder após quase 15 anos de governo conservador no Reino Unido. O pleito nacional realizado nesta quinta-feira (04/07) tem como destaque uma convocação surpresa do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, para realizá-lo seis meses antes do previsto. A aposta do atual governo parece caminhar para uma derrota esmagadora, de acordo com resultados de pesquisas ao longo da campanha de seis semanas.
Boris Johnson X Keir Starmer
O líder trabalhista Keir Starmer, de 61 anos, tem se mantido como uma figura central na campanha eleitoral, aparecendo como potencial líder do maior partido no Parlamento. As expectativas são de que o Partido Trabalhista alcance sua maior vitória em décadas, conforme diversas pesquisas de intenção de voto apontam. Starmer, no entanto, não deixa de incentivar os eleitores a participarem ativamente, afirmando que “o futuro do Reino Unido está nas urnas”.
Detalhes da votação
O processo eleitoral, que teve início às 7h (horário local), conta com mais de 40 mil seções eleitorais em locais variados, desde igrejas e centros comunitários até mesmo pubs e um navio. A votação se encerra às 22h, momento em que as pesquisas de boca de urna serão divulgadas, oferecendo insights sobre o desempenho dos principais partidos. A contagem oficial dos 650 distritos eleitorais do Reino Unido será realizada durante a noite, com expectativa de definição do partido vencedor até o amanhecer de sexta-feira.
Sunak em North Yorkshire
Rishi Sunak foi um dos primeiros a votar, comparecendo junto com sua esposa em Northallerton, no condado de North Yorkshire. A participação de Sunak na votação reflete a expectativa de mudança na liderança, já que sondagens apontam para uma insatisfação dos eleitores após anos de governo conservador. Rumores também circulam sobre a possibilidade de mudanças no quadro político nacional, com ministros e até o primeiro-ministro em exercício podendo deixar seus cargos.
O futuro do Reino Unido em disputa
O pleito eleitoral no Reino Unido representa não apenas uma escolha partidária, mas a definição do rumo do país nos próximos anos. A votação é vista como uma oportunidade de mudança por parte da população, que poderá decidir aqueles que irão liderar o país em um momento de transformação e desafios. A expectativa geral é de definição de um novo governo com base no resultado das urnas.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









