
Samir Xaud oficializa candidatura à presidência da CBF
O médico Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, anunciou neste domingo (18) sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A chapa liderada pelo dirigente recebeu o nome “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” e obteve o apoio de 25 federações, além de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino.
Para formalizar sua participação na eleição da CBF, agendada para o próximo domingo (25), é necessário o apoio declarado de pelo menos oito federações. Com apenas duas delas (São Paulo e Mato Grosso) não endossando a candidatura de Xaud, nenhum outro concorrente, a princípio, teria condições de se candidatar. O prazo para inscrição das chapas encerra na terça-feira (20).
O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, que havia anunciado sua candidatura à presidência da CBF no último sábado (17), afirmou ter apoio de outras federações, sem especificar quantas e quais. No entanto, de acordo com as normas do processo eleitoral, o registro da chapa de Bastos tornou-se inviável. Com isso, Xaud deve ser o único candidato ao cargo máximo da confederação.
No sábado, a Liga Forte União (LFU), representando 32 dos 40 clubes das Séries A e B, declarou apoio a Reinaldo. No entanto, três clubes da associação, Amazonas, CRB e Criciúma, subscreveram a chapa de Xaud, juntando-se às agremiações que já estavam com o médico, como Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Perfil de Samir Xaud
Samir Xaud, médico infectologista de 41 anos com especialização em medicina esportiva, é natural de Boa Vista e filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol. Ele foi eleito para o cargo ocupado pelo pai há quatro décadas.
Em uma publicação nas redes sociais na sexta-feira (16), um dia antes do edital da eleição da CBF ser divulgado, a entidade elogiou o trabalho de Xaud, destacando que ele fez “uma verdadeira revolução no futebol local, elevando Roraima a patamares jamais alcançados em termos de organização, visibilidade e paixão pelo esporte”.
Eleição na CBF
Na eleição, as 27 federações e os 40 clubes das duas principais divisões do Brasileirão Masculino têm direito a voto. Os votos das entidades estaduais possuem peso três, enquanto os das equipes da Série A valem dois e os da Série B, um.
Com o apoio de ao menos 23 das 27 federações, um candidato poderia vencer, mesmo que os demais votantes optassem por outro concorrente. A chapa de Xaud conta com cinco mandatários de federações entre os oito candidatos à vice-presidência da CBF.
- Ednailson Leite Rozenha (Amazonas)
- José Vanildo da Silva (Rio Grande do Norte)
- Michelle Ramalho Cardoso (Paraíba)
- Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (Pará)
- Rubens Renato Angelotti (Santa Catarina)
Os demais candidatos são Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique e Fernando José Macieira Sarney, este último nomeado interventor da confederação após o afastamento do presidente Ednaldo Rodrigues na última quinta-feira (15).
Afastamento do presidente da CBF
O afastamento de Ednaldo da presidência da CBF ocorreu devido à anulação de um acordo entre a CBF e o Supremo Tribunal Federal, em fevereiro, que reconheceu como legal a eleição da entidade em 2022. A decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, citou uma possível falsificação da assinatura de um dos vice-presidentes da CBF, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok