Eldorado do Sul (RS) registra 75% de moradores desalojados por enchentes

Eldorado do Sul: Município do RS enfrenta grave situação de enchentes

Eldorado do Sul, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, está passando por uma das piores enchentes já registradas no Rio Grande do Sul. Com aproximadamente 90% da cidade submersa, mais de 30 mil moradores acabaram desalojados, o que corresponde a 75% da população local, segundo dados divulgados pela prefeitura na última quinta-feira (16).

Moradores deslocados para abrigos em municípios vizinhos

Diante das condições precárias na cidade, cerca de 6.572 pessoas se refugiaram em abrigos montados em sete municípios vizinhos, como Sentinela do Sul, Camaquã, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Gravataí, Guaíba e Porto Alegre. Apenas em Eldorado do Sul, foram recebidos 534 deslocados que precisaram sair de suas casas em meio à inundação.

Desafios enfrentados pelos moradores

Há mais de 12 dias, os residentes de Eldorado do Sul aguardam que o nível da água do Guaíba diminua para que possam retornar para suas residências, como é o caso da supervisora Rosângela Cerqueira. Em entrevista, ela relata a dificuldade de acesso à sua casa devido à altura da água, que chega a bater no peito, impossibilitando sua volta para casa nesse momento de crise.

Esta situação de emergência tem mobilizado esforços de diferentes órgãos governamentais e da sociedade civil para prestar apoio aos moradores afetados e minimizar os impactos causados pelas enchentes.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok