
Jogos Universitários Brasileiros em Natal reúne mais de 7 mil estudantes de todo o país
Um dos maiores eventos esportivos da América Latina, os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), teve início nesta segunda-feira (6) em Natal. O evento reúne cerca de sete mil estudantes de mais de 310 universidades do Brasil. Até o dia 18 de outubro, os participantes competirão por 3.200 medalhas em 22 modalidades esportivas, além de participarem de competições acadêmicas e ações sociais. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, o número de estudantes envolvidos nos jogos é ainda maior, totalizando 80 mil atletas que participaram das seletivas estaduais para chegar a Natal.
Jogos e competições
As competições terão início na próxima terça-feira (7) em 30 praças esportivas espalhadas pela capital potiguar. O coração do evento será no Centro de Convenções de Natal, onde está localizado o Boulevard dos Atletas. Este espaço funcionará como ponto de encontro dos participantes, com atividades culturais, brincadeiras e interações entre estudantes, equipes técnicas e visitantes. No Boulevard dos Atletas também serão realizadas as competições de lutas, basquete x1 e jogos eletrônicos.
Pesquisa acadêmica em destaque
Além das competições esportivas, os Jogos Universitários Brasileiros também incluem uma modalidade acadêmica. Os alunos têm a oportunidade de inscrever trabalhos acadêmicos que serão avaliados por uma banca e poderão ser premiados com medalhas. Segundo o vice-presidente da CBDU, Luciano Cabral, essa modalidade visa impulsionar a pesquisa, destacando-a como um diferencial do esporte universitário e incentivando a produção de conhecimento entre os estudantes participantes.
Luciano explica: “A premiação é equiparada à do judô e da natação, recebendo medalhas e pontuações. Temos três bancas compostas por nove professores doutores. Os três melhores trabalhos apresentados serão premiados com medalhas e pontuações.”
Estrutura e impacto econômico
Do total de cerca de 7 mil participantes, mais de 200 são nativos de Natal, representando 9 universidades locais. A realização do evento demanda uma grande estrutura e logística, incluindo mais de 38 mil diárias de hospedagem, 72 mil refeições programadas, além do transporte de alunos e equipes técnicas, com 54 ônibus, 60 vans e 65 carros de trabalho previstos. O presidente da CBDU destaca a importância da megaestrutura montada para atender aos participantes e proporcionar uma experiência única aos futuros líderes.
Estima-se que o impacto econômico do evento em Natal seja de aproximadamente R$ 3,5 milhões. O subsecretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, Cezinha Nunes, ressalta que esse impacto se estende por diversas áreas, incluindo o esporte, turismo e economia local, contribuindo para a projeção da cidade e a experiência dos participantes.
Ações sociais em destaque
Os Jogos Universitários Brasileiros também serão marcados por ações sociais em Natal. A coordenadora de responsabilidade social da entidade, Elaine Morellato, destaca a importância dessas ações, que incluem a visita de alunos do ensino fundamental ao Boulevard dos Atletas, permitindo que as crianças conheçam de perto a rotina dos atletas e participem de atividades lúdicas. Além disso, serão realizadas ações voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social, buscando deixar um legado positivo e inspirador para a comunidade.
As ações sociais visam mostrar às crianças e jovens que eles são os futuros universitários e atletas, incentivando a continuidade do ciclo de participação nos Jogos. Elaine destaca a importância de manter essa roda em movimento, proporcionando oportunidades e inspiração para as gerações futuras.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









