Economia: Haddad afirma que inflação entre 4% e 5% é considerada dentro da normalidade

Ministro da Fazenda avalia que inflação no Brasil está dentro da normalidade

Em conferência do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Arábia Saudita, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o atual nível de inflação no Brasil está relativamente dentro da normalidade para o Plano Real. Haddad destacou que o país deixou para trás o período em que a inflação estava em torno de dois dígitos, mantendo-se atualmente entre 4% e 5%.

Apesar de estar em um dígito, a inflação estourou o teto da meta em 2024 e deve repetir o feito neste ano, de acordo com o mercado financeiro. Segundo o boletim Focus do Banco Central, a inflação oficial pelo IPCA deve encerrar 2025 em 5,6%.

O ministro atribuiu o repique inflacionário à alta do dólar em todo o mundo no segundo semestre do ano passado, período marcado pelas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Com a valorização do real nas últimas semanas, Haddad acredita que os preços devem se estabilizar, destacando que o dólar caiu 10% nos últimos 60 dias.

Além disso, Haddad ressaltou a importância da reforma tributária sobre o consumo, regulamentada no fim do ano passado, e destacou o legado deixado pelo Brasil na presidência do G20, buscando uma reglobalização sustentável.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, defendeu a capacidade das economias emergentes em se adaptarem a choques globais, como a pandemia de Covid-19 e as mudanças climáticas, enfatizando a importância da resiliência econômica.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok