Duas barragens no RS ameaçam rompimento

Duas barragens em situação de emergência no RS

Duas barragens no Rio Grande do Sul estão em situação de emergência, com risco iminente de rompimento devido ao grande volume de chuvas. As barragens em questão são a Usina Hidrelétrica (UHE) Bugres Barragem Salto, localizada em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, e a barragem Santa Lúcia, em Putinga, a 200 quilômetros de Porto Alegre.

O alerta foi divulgado pela Defesa Civil na última terça-feira, durante a atualização do boletim sobre a situação das barragens no estado. As informações são resultado do monitoramento realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Situação em São Francisco de Paula

A UHE Bugres Barragem Salto, em São Francisco de Paula, apresenta risco de deslizamento de encosta, de acordo com o monitoramento da Aneel. A prefeitura emitiu um alerta para que os moradores evacuem a região imediatamente, devido ao risco de formação de ondas que podem atingir as construções da cidade em caso de desmoronamento. Para garantir a segurança, a prefeitura orientou que os moradores se dirijam ao Centro do Idoso, onde encontrarão abrigo e assistência.

Diante da situação de emergência, a Defesa Civil tem atuado casa a casa informando sobre o risco e disponibilizou um número para contato por telefone ou WhatsApp.

Situação em Putinga

A barragem Santa Lúcia em Putinga está sendo monitorada pela Sema. A prefeitura municipal informou que medidas imediatas estão sendo adotadas para salvar vidas diante do risco de rompimento. O prefeito destacou que a pressão da barragem está sendo regulada em diversos pontos para evitar uma possível tragédia.

Em visita recente à barragem, o prefeito afirmou que as ações tomadas resultaram em uma redução de 3 metros no nível da barragem em apenas 48 horas, evitando um desastre em potencial.

Risco em outras barragens

Além das duas barragens em situação de emergência, seis barragens estão em nível de alerta no estado, indicando anormalidades que representam risco à segurança da estrutura. Outras barragens estão em nível de atenção, exigindo monitoramento e controle para evitar agravamentos.

O Rio Grande do Sul conta com aproximadamente 10,7 mil barragens, segundo informações do governo estadual.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok