Disputa jurídica por uso do ‘Calabreso’ entre Toninho Tornado e Mani

Toninho Tornado e Mani Reggo chegam a acordo sobre registro do termo “Calabreso”

No dia 22 de março, Toninho Tornado utilizou suas redes sociais para informar seus seguidores sobre o desfecho do processo de registro do termo “Calabreso” com Mani Reggo, em nota jurídica publicada na ocasião, o humorista afirmou que chegou a um acordo amigável com a empreendedora.

A polêmica em torno do termo

O embate sobre o registro do termo ganhou destaque após Davi, vencedor do Big Brother Brasil 24, popularizar a frase “Calma, Calabreso” enquanto participava do reality show. O Instituto Maria Preta, ligado a Mani Reggo, entrou com um pedido de registro do termo no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em fevereiro, levantando questionamentos sobre a propriedade da expressão.

O posicionamento da Non Stop Produções

Por meio de comunicado oficial, a equipe da Non Stop Produções se pronunciou sobre o caso. Segundo eles, após a menção do termo “Calabreso” no programa de televisão, a empresa realizou uma série de monitoramentos de marcas junto ao INPI e deu início a um processo interno para formalizar o pedido de registro, visando proteger os interesses de Toninho Tornado, agenciado pela produtora.

O desfecho do impasse

Os advogados de Toninho Tornado revelaram que, durante o monitoramento realizado, foi identificado que um protocolo de registro já estava em nome do Instituto Maria Preta. Após negociações amigáveis, as partes envolvidas chegaram a um consenso. Ficou acordado que o Instituto Maria Preta irá retirar o pedido de registro das marcas “Calabreso” e “X Calabreso” junto ao INPI, reconhecendo a originalidade do bordão criado pelo humorista.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok