
BRICS destaca importância do Sul Global em mudanças positivas
Reunidos no Rio de Janeiro, os países do Brics divulgaram a Declaração Final da 17ª Reunião de Cúpula, destacando a relevância do Sul Global como um motor de mudanças positivas diante de desafios internacionais significativos. Entre os desafios mencionados estão o agravamento das tensões geopolíticas, a desaceleração econômica, as transformações tecnológicas aceleradas, medidas protecionistas e desafios migratórios.
Cooperação e Paz Global
O documento ressalta a importância dos países do Brics em expressar as preocupações e prioridades do Sul Global, promovendo uma ordem internacional mais justa, sustentável, inclusiva, representativa e estável, baseada no direito internacional. Além disso, os países se posicionam a favor da paz em relação a conflitos e guerras no mundo, defendendo a cooperação econômica, a união diante da crise climática e a promoção do desenvolvimento humano, social e cultural.
O Brics é um bloco que reúne representantes de 11 países-membros permanentes, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, entre outros. Os membros permanentes representam 39% da economia mundial, 48,5% da população do planeta e 23% do comércio global.
Conflitos e Guerras
Em relação aos conflitos internacionais, os países manifestam preocupação com os conflitos em curso e o aumento dos gastos militares globais. Condenam os ataques militares contra o Irã e pedem cessar-fogo na Faixa de Gaza. Em relação à guerra entre Ucrânia e Rússia, os países esperam que os esforços atuais conduzam a um acordo de paz sustentável.
Fortalecendo a Cooperação Internacional
A Declaração do Rio de Janeiro destaca a importância da cooperação entre os países do Brics em vários aspectos, incluindo o fortalecimento do multilateralismo, a promoção da paz e estabilidade, aprofundamento da cooperação econômica, combate às mudanças climáticas e parcerias para o desenvolvimento humano, social e cultural.
Em relação à cooperação financeira, o documento afirma o compromisso dos países em promover um sistema tributário internacional justo, transparente e eficiente, além de buscar o engajamento do setor privado e simplificar operações empresariais.
Mudanças Climáticas e Inteligência Artificial
As mudanças climáticas e a inteligência artificial são temas prioritários no encontro. Os países reconhecem a importância da governança global da IA para mitigar riscos e atender às necessidades de todos os países, incluindo os do Sul Global. Em relação às mudanças climáticas, os países reafirmam o compromisso com acordos globais como o Acordo de Paris e manifestam apoio à Presidência da COP30 exercida pelo Brasil.
Além disso, os países reconhecem o Fundo Florestas Tropicais para Sempre proposto pelo Brasil como um mecanismo inovador para a conservação de florestas tropicais.
Documentos Aprovados
Além da Declaração Final, foram aprovados três outros documentos: a Declaração Marco dos Líderes do BRICS sobre Finanças Climáticas, a Declaração dos Líderes do BRICS sobre Governança Global da Inteligência Artificial e a Parceria do BRICS para a Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok