Debate sobre exploração sexual infantil na Ilha do Marajó

Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados investiga denúncias de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados está debatendo, nesta quarta-feira (10), as denúncias de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó, localizada no Pará. A deputada Delegada Ione (Avante-MG), responsável por solicitar a audiência, destaca que o tema ganhou destaque nas redes sociais e no cenário político recentemente.

Histórico de acusações na região

De acordo com a deputada, as acusações de exploração infantil na região não são novas. O primeiro registro sobre o assunto surgiu em 2006, quando a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados abriu um inquérito devido às acusações. Na época, os documentos indicavam um suposto envolvimento de autoridades locais no caso da Ilha do Marajó.

Em 2010, os abusos se tornaram tema de comissões locais, levando o Senado Federal a instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o assunto. A CPI analisou várias denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no arquipélago, evidenciando a gravidade da situação.

Medidas em discussão

Diante da reemergência das denúncias e da gravidade do problema, a Câmara dos Deputados está estudando a instalação de uma comissão externa e de uma CPI para tratar especificamente do tema da exploração sexual infantil na Ilha do Marajó, buscando encontrar soluções efetivas para a questão.

Encontro para debater o assunto

O debate sobre as denúncias de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó está marcado para as 16h30, no plenário 6 da Câmara dos Deputados. O evento promete reunir especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir medidas e estratégias para combater esse grave problema.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok