
Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com 73 votos
O senador Davi Alcolumbre, do União Brasil-AP, foi eleito presidente do Senado no último sábado (1º) pelos próximos dois anos, conquistando 73 dos 81 votos. A reunião preparatória teve início pouco depois das 10h e contou com a retirada das candidaturas dos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) durante as falas dos candidatos. Além de Alcolumbre, concorreram ao cargo os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE).
Discursos dos candidatos
Em seu discurso de posse, Davi Alcolumbre destacou seu compromisso com o diálogo, a construção coletiva e soluções compartilhadas. Ele ressaltou sua dedicação à instituição e ao povo brasileiro, enfatizando a importância de ouvir e liderar para unir o país. Por sua vez, Marcos Pontes enfatizou a necessidade de mudanças e a restauração da força e credibilidade do Senado, enquanto Eduardo Girão propôs a restauração da imagem da Casa e a retomada do equilíbrio entre os poderes.
Funções do presidente do Senado
O presidente do Senado é também o chefe do Poder Legislativo e preside o Congresso Nacional. Suas atribuições incluem empossar o presidente da República, convocar o Congresso em situações de defesa nacional, receber pedidos de impeachment de ministros do STF e definir a pauta das sessões. A eleição é realizada de forma secreta, exigindo maioria absoluta dos votos dos senadores. Caso nenhum candidato alcance esse número, é realizado um segundo turno com os dois mais votados, sendo necessário no mínimo 41 votos para a eleição.
*Com informações da Agência Senado
Fonte: Agência Brasil