Crise respiratória: explicação médica para hospitalização de Sheila Mello

Sheila Mello alerta sobre pneumonia

A ex-dançarina Sheila Mello, de 45 anos, utilizou suas redes sociais para fazer um alerta após passar por uma crise respiratória. No domingo, 16 de maio, ela compartilhou em seu perfil no Instagram que foi diagnosticada com pneumonia, após sentir uma tosse persistente que se prolongava há duas semanas.

Sheila relatou que, apesar de não ter febre, teve dificuldades para dormir devido à falta de ar e decidiu procurar ajuda médica. “O médico disse que está havendo uma epidemia. Se você tem uma tosse seca que não melhora, corra”, aconselhou a ex-integrante do grupo “É o Tchan”.

O que é pneumonia?

Para esclarecer mais sobre o quadro de saúde que levou Sheila Mello ao hospital, a revista IstoÉ Gente conversou com o médico Carlos Machado, especialista em Clínica Geral e Medicina Preventiva, que explicou sobre a pneumonia.

O profissional explicou que, ao contrair uma infecção viral, como o coronavírus, o sistema imunológico do corpo é sobrecarregado. Isso ocorre porque o sistema gasta muita energia para se defender contra o vírus invasor, o que pode abrir portas para uma infecção bacteriana secundária. O médico destacou que muitas dessas contaminações acontecem por via aérea e o pulmão é um órgão comumente afetado por infecções bacterianas.

Carlos Machado ressaltou a presença de bactérias agressivas nas mucosas do corpo humano, como na gengiva e no trato digestivo. Quando o sistema imunológico enfraquece devido ao combate a um vírus, essas bactérias podem se aproveitar da oportunidade para causar uma infecção bacteriana secundária, como a pneumonia.

Mantenha-se informado sobre os riscos de doenças respiratórias e procure ajuda médica ao sentir sintomas persistentes. A saúde deve ser prioridade em qualquer circunstância.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok