
Correios recebem mais de 15 mil toneladas de doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
Desde 2 de maio, os Correios já acumularam mais de 15 mil toneladas de doações para auxiliar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. Mais de 10 mil agências da estatal em todo o Brasil participaram da arrecadação. A entrega de mais de 3,5 mil toneladas já foi realizada via terrestre, por carretas, para a Defesa Civil do Estado gaúcho. O restante da carga está sob a gestão logística da empresa pública, aguardando orientações da Defesa Civil para novas liberações de donativos.
Presidente dos Correios destaca a mobilização em favor do Rio Grande do Sul
Em coletiva de imprensa em Porto Alegre, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, revelou os números da arrecadação. Ele ressaltou a ampla rede de agências da empresa, presente em todos os municípios do país, como um diferencial para a mobilização da sociedade em momentos de crise. “Os Correios são a única empresa pública, assim como o SUS, que está presente em todos os municípios do país, o que nos proporciona uma grande vantagem e mobilização da sociedade. Para nós, é motivo de alegria ajudar o povo gaúcho nesse momento de consternação”, destacou o presidente.
Logística e armazenamento de doações
Os Correios têm desempenhado gratuitamente o recebimento, a triagem, o transporte e a entrega de itens doados por pessoas de todo o Brasil com destino à Defesa Civil em Porto Alegre. Com a necessidade de armazenamento da grande quantidade de donativos, a empresa enfrentou desafios logísticos. O presidente Fabiano Silva anunciou uma ampliação na capacidade de armazenamento no estado gaúcho, por meio de parcerias com empresas privadas. A expectativa é aumentar a entrada de 500 toneladas de doações diariamente no Rio Grande do Sul.
Rede solidária e voluntariado
O presidente dos Correios agradeceu a mobilização da sociedade em atender à campanha de doações e mencionou o papel essencial dos voluntários no processo. Ele destacou a importância da rede de solidariedade formada em torno da iniciativa. A empresa está recrutando novos voluntários para auxiliar na triagem de donativos em diversas cidades do país. Os interessados devem se inscrever por e-mail, formulário ou envio de mensagem, fornecendo nome completo e telefone de contato.
O que doar (por ordem de prioridade)
Os Correios estabeleceram uma ordem de prioridade para o recebimento de doações, temporariamente suspendendo a aceitação de roupas. As prioridades são água e itens de cesta básica, ração para animais de estimação, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Para facilitar a triagem, recomenda-se entregar as doações em caixas ou sacolas bem fechadas e separadas por categorias.
Como doar e endereços das agências
As doações podem ser feitas em todas as agências dos Correios do Brasil, para posterior transporte gratuito até a sede da Defesa Civil no Rio Grande do Sul. Para conferir o endereço e horário de funcionamento das agências, acesse o site da empresa.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok