Putin anuncia pacto de assistência mútua com Coreia do Norte durante encontro com Kim Jong-un
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que o tratado de parceria estratégica assinado com a Coreia do Norte na quarta-feira, 19, durante um encontro com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, em Pyongyang, inclui um pacto de assistência mútua em caso de agressão, uma mensagem clara para as potências ocidentais.
Vladimir Putin enfatiza cooperação militar com Kim Jong-un
“O tratado de parceria abrangente assinado hoje (quarta) prevê, entre outras coisas, a assistência mútua em caso de agressão contra uma das partes do tratado”, disse Putin em Pyongyang. Ele destacou que o acordo é visto como “um documento verdadeiramente revolucionário”, e que a Rússia está aberta a cooperação técnico-militar com a Coreia do Norte.
Kim Jong-un promete apoio à guerra da Rússia na Ucrânia
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu total apoio à guerra da Rússia na Ucrânia antes de sua reunião individual com Putin. O objetivo era expandir a cooperação econômica e militar entre os países e mostrar uma frente unida contra Washington.
Rússia e Coreia do Norte fortalecem laços em diversos temas
Putin agradeceu a Kim pelo apoio na Ucrânia e ressaltou que os dois países assinariam um acordo para impulsionar sua parceria. Ambos estão comprometidos em combater as políticas hegemônicas dos EUA e de seus aliados.
Novo acordo estabelece bases para relações de longo prazo
O presidente russo ressaltou que o novo tratado é fundamental para o estabelecimento de relações duradouras entre Rússia e Coreia do Norte. Putin convidou Kim a visitar Moscou, sendo que a última visita do presidente russo ao país comunista secreto ocorreu em 2000.
Putin em meio a preocupações sobre acordo de armas com a Coreia do Norte
A visita de Putin ocorre em meio a preocupações crescentes sobre um acordo de armas entre a Coreia do Norte e a Rússia. Há suspeitas de que o país forneceria munições para a guerra na Ucrânia em troca de assistência econômica e transferência de tecnologia, o que poderia aumentar a ameaça nuclear de Kim.
Sanções internacionais permeiam o encontro entre Putin e Kim Jong-un
Tanto a Coreia do Norte quanto a Rússia enfrentam sanções internacionais devido a seus programas de armas e ações geopolíticas. A Coreia do Norte sofre sanções da ONU, enquanto a Rússia é alvo de sanções dos EUA e seus aliados. Putin segue viagem para o Vietnã após o encontro com Kim Jong-un.
Kim Jong-un destaca laços históricos com a Rússia
Kim Jong-un ressaltou a importância dos laços históricos entre Coreia do Norte e Rússia, destacando o apoio de Moscou durante a Guerra da Coreia. O líder norte-coreano prometeu apoio e solidariedade à Rússia na ação militar na Ucrânia.
Kim Jong-un usou linguagem semelhante em outras ocasiões, expressando apoio às ações russas e criticando a política hegemônica liderada pelos EUA. Ele reconheceu o papel da Rússia na preservação da estabilidade estratégica global.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok