Convocadas para a Copa América: Marta, Jhonson e Dudinha

Seleção Brasileira Feminina de Futebol anuncia convocação para a Copa América

O técnico Arthur Elias divulgou nesta segunda-feira (9) a lista das 23 jogadoras convocadas para representar a seleção brasileira feminina de futebol na busca pelo nono título da Copa América. O torneio continental terá início em 12 de julho, na cidade de Quito, no Equador, com a participação de 12 nações.

Ataque da seleção conta com jovens talentos e experientes jogadoras

No setor ofensivo, o treinador optou por manter a experiente camisa 10 Marta, do Orlando Pride (EUA), que retornou à seleção nos últimos amistosos contra o Japão. Além disso, as jovens revelações Dudinha, do São Paulo, e Jhonson, do Corinthians, ambas com 19 anos, foram chamadas após se destacarem nos confrontos contra as asiáticas.

O poder ofensivo da equipe ainda conta com outras jogadoras de destaque, como Amanda Gutierres (Palmeiras), Gabi Portilho (Gotham FC/EUA), Gio e Luany (ambas do Atlético de Madrid/Espanha), e Kerolin (Manchester City/Inglaterra).


1749512130 842 ebc

Preparação da seleção antes da Copa América

Antes da estreia no torneio, a equipe brasileira enfrentará a França em um amistoso fora de casa, marcado para o dia 27 de junho. O confronto será no Stade des Alpes, em Grenoble, e marcará o primeiro reencontro das seleções desde as quartas de final da Olimpíada de Paris, no ano passado.

Após o amistoso contra as francesas, a seleção retornará ao Brasil, onde concluirá a preparação física na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), antes de embarcar para o Equador no dia 10 de julho.

Expectativas do técnico Arthur Elias para a competição

“Eu espero que olhem para o Brasil como favorito em todas as competições, porque nós vamos realmente entrar fortes em qualquer torneio. Eu entendo que a Copa América será uma oportunidade de melhorarmos a nossa eficiência na organização ofensiva e trazer um crescimento para a Seleção. Alguns adversários na América do Sul marcam mais individual para o setor e eu acho isso ótimo. Quanto mais cenários diferentes a jogadora tem, mais recursos ela desenvolve, tanto de tática individual quanto daquilo que interessa para a seleção brasileira jogar de forma organizada, que é a tática coletiva”, disse Elias, durante coletiva após a convocação.

A seleção brasileira feminina já disputou oito amistosos este ano, enfrentando equipes bem ranqueadas pela Fifa, como Colômbia, Austrália, Estados Unidos e Japão. Foram seis vitórias, incluindo um resultado inédito contra as norte-americanas (2 a 1), e um empate no primeiro duelo contra a Colômbia (1 a 1).

Calendário de jogos do Brasil na Copa América Feminina

(programação sujeita a alterações)

– 13 de julho (domingo): Brasil x Venezuela – 21h

– 16 de julho (quarta-feira): Brasil x Bolívia – 18h

– 22 de julho (terça-feira): Brasil x Paraguai – 21h

– 25 de julho (sexta-feira): Brasil x Colômbia – 21h

Apenas as duas primeiras colocadas de cada grupo avançarão para as semifinais, que definirão as equipes que disputarão o título no dia 2 de agosto.

Jogadoras convocadas por Arthur Elias

GOLEIRAS

– Lorena (Kansas City, EUA)

– Camila (Cruzeiro)

– Cláudia (Fluminense)

ZAGUEIRAS

– Tarciane (Lyon, França)

– Isa Haas (Cruzeiro)

– Kaká (São Paulo)

– Mariza (Corinthians)

LATERAIS

– Yasmim (Real Madrid, Espanha)

– Fátima Dutra (Ferroviária)

– Fê Palermo (Palmeiras)

– Antônia (Real Madrid, Espanha)

MEIA-CAMPISTAS

– Angelina (Orlando Pride, EUA)

– Duda Sampaio (Corinthians)

– Ary Borges (Racing Louisville, EUA)

– Ana Vitória (Atlético de Madrid, Espanha)

ATACANTES

– Kerolin (Manchester City, Inglaterra)

– Gio (Atlético de Madrid, Espanha)

– Luany (Atlético de Madrid, Espanha)

– Dudinha (São Paulo)

– Marta (Orlando Pride, EUA)

– Amanda Gutierres (Palmeiras)

– Gabi Portilho (Gotham, EUA)

– Jhonson (Corinthians)

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok