
Oportunidade: Mais de 13 mil candidatos estão no banco de convocações do governo federal
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta sexta-feira (3), que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá um banco de candidatos com mais de 13 mil pessoas para convocações pelo governo federal, inclusive para vagas temporárias.
Candidatos e Vagas
A organização do concurso prevê o preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas em 21 órgãos da administração pública federal. Entretanto, será formado um banco de candidatos para cada bloco temático, aumentando as chances dos mais de 2,14 milhões de inscritos serem aprovados.
Se o participante não atingir a nota necessária para a primeira opção de cargo, poderá concorrer a vagas prioritárias seguintes, mantendo-se no cadastro reserva para a primeira escolha.
Pela lista de espera oficial, o candidato concorre a todas as vagas dentro do bloco escolhido.
Classificação dos candidatos
Os candidatos serão classificados de acordo com a soma das notas de provas objetivas, discursivas e de títulos. Será considerado classificado até duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático correspondente. Os números variam de acordo com o bloco, como demonstrado abaixo:
Bloco 1: 727 vagas imediatas e 1.454 candidatos classificados no banco;
Bloco 2: 597 vagas imediatas e 1.194 candidatos classificados no banco;
Bloco 3: 530 vagas imediatas e 1.060 candidatos classificados no banco;
Bloco 4: 971 vagas imediatas e 1.942 candidatos classificados no banco;
Bloco 5: 1.016 vagas imediatas e 2.032 candidatos classificados no banco;
Bloco 6: 359 vagas imediatas e 718 candidatos classificados no banco;
Bloco 7: 1.748 vagas imediatas e 3.496 candidatos classificados no banco;
Bloco 8: 692 vagas imediatas e 1.384 candidatos classificados no banco.
Ao todo, são 13.280 candidatos no banco de convocações.
Convocações e Validade
No dia 5 de agosto terão início as convocações para posse e cursos de formação dos aprovados para as 6.400 vagas previstas nos editais. As novas nomeações poderão ocorrer semestralmente ou conforme a necessidade de cada órgão. Os candidatos no banco de convocações também podem ser chamados para vagas temporárias, sem perder a classificação para vagas efetivas.
O CPNU terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, segundo Pedro Assumpção Alves, membro do Grupo Técnico Operacional do CPNU do MGI.
Próximas Edições
O governo federal tem interesse em convocar os aprovados rapidamente e já planeja uma nova edição do concurso unificado em breve.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok