Concurso Unificado: resultados finais sairão na quinta-feira

Ministério da Gestão e da Inovação divulgará resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgará nesta quinta-feira (21) os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU).


1732107808 669 ebc

Elaboração e aplicação das provas

Após meses de elaboração e logística do certame, aplicação e correção das provas, o resultado estará disponível na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio, a banca examinadora. Os participantes poderão acessar utilizando os dados da conta do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O “Enem dos Concursos” foi realizado em 18 de agosto, nos 26 estados e no Distrito Federal, após adiamento decorrente das chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio.

Regras de preenchimento e preferências dos candidatos

As regras de preenchimento das vagas do CNU consideram as notas obtidas nas provas e as preferências de cada candidato às vagas escolhidas dentro de cada um dos oito blocos temáticos eleitos no momento da inscrição. Se o candidato for aprovado no primeiro cargo preferido e especialidade, será eliminado dos demais menos preferidos.

Próximas fases do certame

Após a divulgação dos resultados finais, a próxima etapa do certame será a convocação para posse dos aprovados e a realização de cursos de formação, previstos para iniciar em janeiro de 2025.

De acordo com o cronograma oficial, esta segunda fase do CNU será realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e online. Todos os novos servidores federais terão acesso a uma formação à distância, com duração de 280 horas, em 36 meses.

Além disso, cinco carreiras do CNU terão curso de formação presencial na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília, com caráter classificatório e eliminatório. Os cursos de formação terão cargas horárias que variam de 360 a 580 horas.

Banco de candidatos e convocações futuras

O concurso nacional terá um banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações. Cada bloco temático do certame terá o dobro do número de vagas imediatas destinadas ao banco de aprovados, resultando em mais de 13.280 candidatos listados.

Novas convocações para os cargos previstos poderão ser feitas a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação de cargos. Há também a possibilidade de os candidatos no banco de candidatos em lista de espera serem chamados para assumir vagas temporárias no serviço público federal.

Concurso Público Nacional Unificado

O Concurso Público Nacional Unificado inovou ao permitir que, com o pagamento de apenas uma inscrição, os candidatos pudessem concorrer a vagas em vários órgãos públicos. O número de inscritos somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de níveis superior, médio e técnico em 21 órgãos da administração pública federal.

As remunerações dos novos servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok