Concurso Unificado: divulgação dos locais de prova em 25/04.

Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anuncia disponibilização do Cartão de Confirmação de Inscrição para Concurso Público Nacional Unificado

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, informou nesta quinta-feira (11) que a partir de 25 de abril, os 2,144 milhões de inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) poderão consultar o local de realização das provas nos períodos da manhã e tarde no Cartão de Confirmação de Inscrição. A data marcada para a realização da prova é dia 5 de maio.

O Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível online, na página do candidato no portal Gov.br, pela Fundação Cesgranrio, banca organizadora do concurso. Este documento individual contém informações importantes como número de inscrição, endereço do local de prova e sala, horários de abertura e fechamento dos portões, orientações gerais para as avaliações e dados sobre tratamento diferenciado para pessoas com deficiência. Vale ressaltar que o cartão não será enviado para a residência dos candidatos.

Declaracões da Ministra e Orientações para os Candidatos

Esther Dweck concedeu entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, produzido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quinta-feira. Ela destacou a importância de verificar antecipadamente as informações no cartão de confirmação para evitar contratempos no dia da prova. A ministra ressaltou a importância de chegar cedo para evitar imprevistos e brincou ao lembrar a cena de Indiana Jones ao ter que se jogar embaixo do portão.

Entre os dias 25 de abril e 4 de maio, a Cesgranrio estará disponível para auxiliar os candidatos com dúvidas sobre os locais de prova, tratamento especial durante a realização do exame, entre outras questões.

Locais de Realização das Provas

No total, serão 228 municípios, incluindo todos os estados e o Distrito Federal, como sedes das provas do CNPU. Cidades com mais de 100 mil habitantes foram selecionadas. A cidade informada no cartão do candidato deve coincidir com a escolhida durante a inscrição. Caso haja erro na identificação da cidade, é recomendado comunicar imediatamente à banca organizadora para correção.

Por conta da indisponibilidade de alteração da cidade escolhida, Esther Dweck destacou de forma descontraída que quem não escolheu o Rio de Janeiro como local de prova por conta de um show da Madonna, não poderá realizar a prova lá. A comunicação de erros deve ser feita de forma imediata.

Logistíca e Segurança do Concurso

A ministra ressaltou o apoio de inteligência, logística e segurança para a realização das provas, comparáveis ao esquema do Enem. Agências de segurança como a Abin e órgãos como a Polícia Federal e Força Nacional estarão presentes. Serão adotados detecção de metal, biometria dos candidatos e vigilância nos processos de entrega e recolhimento das provas.

A previsão é de que os cadernos das provas sejam entregues com 48 horas de antecedência e contarão com apoio dos Correios. A vigilância será constante da guarda das provas até a devolução para a Cesgranrio para correção.

Concurso Público Nacional Unificado

O CNPU contará com 2,144 milhões de inscritos confirmados para concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos federais. As mulheres compõem a maioria dos candidatos, com 56%. A remuneração inicial pode chegar a R$ 22,9 mil.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok