Comporta aberta para escoar água no centro de Porto Alegre

Demae de Porto Alegre abre comporta para escoar água do centro histórico

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Demae) realizou uma importante operação na tarde desta sexta-feira (17), abrindo a comporta número 3 localizada na Avenida Mauá esquina com a rua Padre Tomé. A ação teve duração de aproximadamente 1 hora e teve como objetivo escoar água do centro histórico da cidade, região que concentra comércio, bancos, museus e centros culturais, de volta para o seu leito natural do Guaíba.

Redução de volume de água

A decisão de abrir a comporta foi tomada após uma análise técnica apontar uma redução de 40 centímetros no volume de água daquela região. Na manhã do mesmo dia, o Lago Guaíba estava com nível de 4,69 metros, enquanto a cota de inundação é de 3 metros. O recorde de altitude do lago foi alcançado em 6 de maio, atingindo 5,33 metros.

Facilitação de escoamento

O diretor-geral do Demae, Maurício Loss, explicou em nota que a abertura da comporta irá facilitar o escoamento da água e permitir o acesso às casas de bombas 17 e 18, localizadas no centro da cidade, para retomar as operações. “Com a diminuição do nível do Guaíba, identificamos uma diferença de 40 cm entre a água da Avenida Mauá em relação ao Cais, por isso conseguimos abrir a comporta e dar maior vazão ao fluxo”, justificou Loss.

Enchente histórica

No dia 2 de maio, as comportas foram fechadas para conter o avanço das águas do Lago Guaíba que já estavam inundando a capital gaúcha. Essa ação foi necessária devido a falhas no sistema de contenção e bombeamento pluvial, desde que as águas avançaram em direção ao centro da cidade, resultando na maior enchente da história da capital.

Operações de limpeza

Com a baixa das águas e a região ficando seca, a Prefeitura de Porto Alegre já recolheu 545 toneladas de resíduos diversos, entulhos e lodo, desde segunda-feira (13) até a sexta-feira. Somando-se às 365 toneladas da semana anterior, totalizam 910 toneladas já coletadas. As operações de limpeza devem ser intensificadas após o escoamento completo das águas do Guaíba no centro da cidade.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok