Como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025

Exame Nacional do Ensino Médio de 2025: Mais de 4,81 milhões de candidatos se preparam para as provas

No próximo domingo (9), mais de 4,81 milhões de candidatos estarão realizando as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. Será o dia de enfrentar a prova de redação e mais 90 questões de múltipla escolha, em um desafio que requer preparo e concentração.

Para se sair bem no exame, os candidatos precisarão ir além da interpretação de textos, gramática e análise de obras literárias. Além de responderem questões de história, geografia, filosofia e sociologia, sem deixar de lado a língua estrangeira (inglês ou espanhol), os participantes terão que gerenciar bem o tempo de duração das provas, que totalizam 5 horas e 30 minutos.


Imagem

Recomendações do professor Glauco Pinheiro

O pedagogo e professor de história dos colégios Start Anglo Bilingual School e STG da cidade do Rio de Janeiro, Glauco Pinheiro, recomenda que os candidatos leiam o tema da redação no início da prova e não deixem a transcrição do texto para a folha de redação para o último momento.

“O estudante deve separar de uma hora a uma hora e meia para montar sua redação e deixar para ir para a prova depois desta parte”.

Outra recomendação importante é não chutar as questões por falta de tempo, pois isso pode afetar a nota final do candidato, considerando a Teoria de Resposta ao Item (TRI) adotada pelo Inep para calcular a pontuação do exame.

Glauco Pinheiro enfatiza que a prova do Enem requer coerência pedagógica para um bom desempenho, pois a TRI avalia a consistência das respostas no Cartão-Resposta, em vez da quantidade de acertos.

Teoria de Resposta ao Item

No Enem, não são atribuídos pesos para cada questão, sendo utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas dos participantes. Esse modelo matemático considera a coerência das respostas corretas em relação ao grau de dificuldade de cada questão.

“Espera-se que participantes que acertaram as questões difíceis devam também acertar as questões fáceis, pois, entende-se que a aquisição do conhecimento ocorre de forma cumulativa, de modo que habilidades mais complexas requerem o domínio de habilidades mais simples”, explica o Inep.

A TRI avalia os acertos dos candidatos levando em consideração características específicas de cada questão, como parâmetros de discriminação, dificuldade e acerto casual.

Aspectos da pontuação no Enem

A nota no Enem não é calculada apenas com base na quantidade de acertos ou erros, mas sim na consistência das respostas dos participantes. Mesmo duas pessoas com a mesma quantidade de acertos e erros podem ter notas diferentes, dependendo das questões respondidas corretamente.

Chutar uma questão, apesar de não ser recomendado, não diminui necessariamente a nota do participante, mas não possui o mesmo valor que uma resposta coerente. Deixar uma questão em branco, por outro lado, é considerado como resposta errada.

Notas mínimas e máximas e esclarecimentos adicionais

As notas mínimas e máximas variam de acordo com as questões da prova, com o Inep disponibilizando as informações após a divulgação dos resultados em janeiro de 2026. Para mais detalhes sobre a TRI e os critérios de avaliação, os participantes podem acessar o canal do Inep no YouTube e o guia disponível no portal do instituto.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok