Aplicativos espiões: uma crescente ameaça à segurança digital
Quando se fala em segurança digital, é preciso ficar atento às diversas formas de ataque que uma pessoa pode sofrer. Dentre elas, uma que vem ganhando cada vez mais espaço é o uso do aplicativo espião.
Para ter uma ideia do grau dessa ameaça, o número de dispositivos infectados com esse tipo de app aumentou 63% nos Estados Unidos entre setembro de 2020 e maio de 2021. Já no Reino Unido, essa taxa foi de 93% em um período similar.
Entretanto, o que é exatamente um app espião, como ele funciona e quais são os perigos associados a esse tipo de software? Vamos abordar essas questões nas linhas a seguir.
O que é um aplicativo espião?
O aplicativo espião é um software capaz de espionar o celular de uma pessoa sem ela saber. Assim que está no dispositivo de alguém, começa a coletar informações variadas, entre elas localização, chamadas e mensagens de texto, áudio e vídeo.
Esse tipo de programa, geralmente, acaba afetando usuários de Android. Além disso, o aplicativo espião precisa ser adicionado de maneira manual ou por meio de alguma manobra de phishing.
Por conta de sua natureza, o uso desse tipo de aplicativo é altamente controverso, além de ser considerado uma violação da privacidade e dos direitos individuais. Na lei brasileira, há três artigos que inclusive podem enquadrar tal prática como um crime:
- Artigo 10 da lei 9.296: “Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática [à distância], promover escuta ambiental ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. Pena: reclusão de 2 a 4 anos e multa.
- Artigo 154-A do Código Penal (criado pela lei Carolina Dieckmann, n° 12.737/2012): “Invadir dispositivo informático de uso alheio, conectado ou não à rede de computadores, com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do usuário do dispositivo ou de instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena: reclusão de 2 a 5 anos e multa.
- Artigo 147-A do Código Penal (criado pela lei do Stalking, n° 14.132/2021): “Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”. Pena: reclusão de 6 meses a 2 anos e multa.
Como saber se meu celular está sendo monitorado?
Detectar um app espião nem sempre é uma tarefa fácil, já que eles são feitos para funcionar de maneira discreta e oculta. Porém, você pode desconfiar de algo ao notar os seguintes sinais:
- Bateria do celular diminuindo mais rápido que o normal, já que apps espiões funcionam em segundo plano;
- Aquecimento rápido do dispositivo, mesmo quando ele não está em uso;
- Aumento repentino no uso de dados móveis;
- Desligamentos aleatórios, mensagens de erro aparecendo com frequência e aplicativos que abrem e fecham sozinhos;
- Microfone e a câmera ativos mesmo quando programas que você conhece não estão em uso;
- Mensagens que aparecem como lidas, já que esse é um forte indício de app espião em ação.
Como se proteger contra um aplicativo espião?
Há algumas medidas que você pode tomar para se proteger de um aplicativo espião. Uma das mais importantes, por exemplo, é sempre revisar as permissões dadas aos aplicativos, especialmente aquelas ligadas à câmera e ao microfone.
Além disso, você também deve:
- Manter o sistema e aplicativos sempre atualizados, principalmente o antivírus;
- Ativar o uso de senha no celular, além de não compartilhá-la com ninguém;
- Evitar manter senhas de aplicativos salvas no dispositivo;
- Não clicar em links e programas enviados por terceiros;
- Sempre que possível, usar a autenticação de dois fatores.
Reforce suas defesas com o Kaspersky Premium
Para manter o seu dispositivo seguro contra as armadilhas trazidas por um aplicativo espião, o Kaspersky Premium é a melhor solução.
Ao contratar o plano, você terá acesso aos seguintes recursos como aliado na luta contra um app espião:
- Proteção de identidade, com direito a um sistema capaz de detectar tentativas de acesso remoto;
- Ferramentas para interromper rastreamento online, anúncios e conexões não autorizadas;
- Gerenciadores de senhas para facilitar seu acesso a serviços variados sem precisar digitar suas combinações;
- VPN (Virtual Private Network) para uma navegação mais segura e com privacidade.
Confira ainda mais detalhes do produto em sua página oficial, e tenha ao seu lado o melhor quando o assunto é antivírus e defesa contra ameaças no ambiente digital.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok