Como a IA está sendo usada para interagir com pessoas falecidas

Inteligência Artificial possibilita encontro virtual entre irmãos

O avanço das inteligências artificiais generativas mais modernas permitiu que um menino “reencontrasse” virtualmente seu falecido irmão. Profissionais envolvidos no projeto Dreams*2Gather projetaram uma versão virtual do jovem de nove anos usando IA. As informações foram divulgadas recentemente.

Encontro emocionante

O encontro foi entre Morris Kwok Yat-chun, nascido em Hong Kong, e seu irmão mais novo Yat-lai, que faleceu em decorrência de uma pneumonia agravada por uma doença autoimune. O projeto foi realizado pela organização sem fins lucrativos Love Our Kids Foundation, que busca atender pedidos de pacientes prejudicados por condições físicas ou mentais.

A mãe de Morris relatou que ficou emocionada ao ver seu filho chorar ao brincar virtualmente com seu irmão: “Eu não sabia que o carinho dele continuaria lá depois de tanto tempo”, afirmou.

Revivendo memórias

Através do projeto, o bebê Yat-lai foi recriado em imagem e voz, permitindo que Morris pudesse brincar com seu irmão em um mundo virtual. Os momentos compartilhados incluíram brincadeiras como esconde-esconde, basquete e natação, proporcionando a Morris a oportunidade de interagir com seu irmão pela última vez.

O irmão mais novo de Morris faleceu pouco antes de receber tratamento para sua doença autoimune, em fevereiro de 2020, com apenas sete meses de vida e sofrendo com uma pneumonia persistente.

Inteligência Artificial “revive” pessoas

A iniciativa que reviveu Yat-lai não é a única, existem diversos modelos de inteligência artificial acessíveis que realizam tarefas semelhantes. Ana Schultz, residente nos Estados Unidos, por exemplo, utilizou a ferramenta My AI do Snapchat para conversar com seu falecido marido, personalizando a IA para se parecer com ele.

Outro exemplo é um profissional de TI dos EUA que usou a IA generativa da ElevenLabs para clonar a voz de seu falecido pai, preservando sua memória de forma única. É importante ressaltar que o uso da IA para interações virtuais pode gerar diferentes resultados, mas sempre mantendo viva a memória da pessoa.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok