Como a chuva causa deslizamentos e desmoronamentos: entenda

O Rio de Janeiro Alerta: Temporais Causam Desabamentos e Deslizamentos

Resumo

O Rio de Janeiro está em alerta este fim de semana por causa da ocorrência de temporais, que levam à população o temor de deslizamentos e desmoronamentos. O desabamento de uma residência em Petrópolis, município da região serrana, na sexta-feira (22), deixou quatro mortos.

Ocorrências Durante os Temporais

Entre quinta-feira (21) e sábado (23), tinham ocorrido na cidade 113 deslizamentos. Em Teresópolis, município vizinho, foram feitas 15 notificações em dois dias seguidos.

Acumulado de Chuva

Na localidade Chácara Flora, em Petrópolis, o acumulado de chuva chegou a 307,6 milímetros (mm) em 24 horas. Isso equivale a dizer que caíram, em média, 307,6 litros de chuva, em cada metro quadrado da região.

Avaliação de Especialistas

A Agência Brasil conversou com especialistas para entender, tecnicamente, como a ocorrência de fortes chuvas afeta o solo e pode causar desastres.

Pressão no Solo

O professor Marcos Barreto de Mendonça, especialista em geotecnia da UFRJ, explica que deslizamento é um processo natural, mas que se agrava com a exposição humana.

Ele detalha que os terrenos são porosos e a pressão no solo aumenta durante as chuvas, podendo causar deslizamentos.

Mendonça destaca que áreas desprovidas de infraestrutura são mais suscetíveis a deslizamentos, e que o esgoto sanitário contribui para o aumento da pressão da água no solo.

Mapeamento de Áreas Suscetíveis

Segundo o professor Mendonça, as áreas mais suscetíveis a deslizamentos são as regiões montanhosas e a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Ele ressalta que a falta de infraestrutura expõe a população a riscos aumentados de deslizamentos. Municípios como Duque de Caxias, Belford Roxo e Nova Iguaçu também enfrentam problemas.

Impacto na População de Baixa Renda

Condições socioeconômicas pressionam populações mais pobres a habitar áreas de risco, aumentando os riscos de deslizamentos.

A pesquisadora Thêmis Aragão destaca a falta de política pública de habitação e infraestrutura nessas localidades.

Ação do Poder Público

A prefeitura do Rio de Janeiro informou que tem protocolos de acionamento para garantir a segurança dos moradores em casos de temporais, com investimentos em ações preventivas. A Fundação Geo-Rio atua em obras de mitigação de risco em encostas da cidade.

O governo do estado monitora as condições meteorológicas e investe em infraestrutura para prevenir desastres naturais, com destaque para o trabalho do Cemaden-RJ.

Em resumo, as autoridades estão atentas aos temporais e continuam investindo em medidas preventivas para minimizar os impactos dos desastres naturais no Rio de Janeiro.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok