Marcha em apoio às reformas de Gustavo Petro agita as maiores cidades da Colômbia
Dezenas de milhares de pessoas se mobilizaram nas maiores cidades da Colômbia nessa quarta-feira em apoio às reformas propostas pelo presidente Gustavo Petro. Segundo ele, essas reformas visam combater a desigualdade no país, mas enfrentam resistência no Congresso.
Manifestações contrárias às reformas marcam o cenário político
Enquanto o presidente Petro defende veementemente as mudanças em curso, a oposição convocou uma série de manifestações contra as reformas, alegando que elas poderiam prejudicar a economia colombiana. Apesar das dificuldades enfrentadas, os apoiadores das propostas estão determinados a fazê-las avançar.
População demonstra apoio às medidas progressistas
Nas ruas de Bogotá, Hernando Pamo, 69 anos, expressou seu apoio às reformas marchando em direção à praça central. Segundo ele: “As pessoas estão cansadas de todos os roubos das grandes empresas”. Outro apoiador, o agricultor Fernando Riascos, de 62 anos, afirmou que as reformas beneficiarão a classe trabalhadora e são uma prova de afeto pelo presidente.
Gustavo Petro, o primeiro líder de esquerda do país, agradeceu o apoio recebido durante a manifestação na Praça Bolívar. Ele reafirmou seu compromisso em promover mudanças que visam reduzir a desigualdade histórica na Colômbia, assim como assinar acordos de paz e rendição com grupos armados que atuam no país.
Conflito de interesses entre partidos políticos e elites econômicas
O presidente Petro destacou que as reformas propostas encontram resistência por parte dos partidos políticos tradicionais e das elites econômicas do país, que não concordam com as mudanças em andamento. Mesmo diante das críticas, o líder colombiano segue firme em seu propósito de transformar a realidade do país.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok