Governo colombiano expulsa diplomatas argentinos em retaliação a insultos de presidente argentino
O governo colombiano decidiu expulsar diplomatas da embaixada da Argentina em Bogotá como resposta às declarações feitas pelo presidente argentino, Javier Milei, contra seu homólogo, Gustavo Petro, a quem chamou de “assassino terrorista”.
“A Chancelaria repudia as declarações de Milei, presidente da Argentina, em uma entrevista ao canal CNN na qual se expressou de forma degradante. Não é a primeira vez que Milei ofende o presidente colombiano, afetando as históricas relações de fraternidade entre Colômbia e Argentina”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia em comunicado.
Relações abaladas entre Colômbia e Argentina
O Ministério colombiano destacou que as declarações de Milei “deterioraram a confiança” de Bogotá e “ofenderam a dignidade” de Petro, sem no entanto especificar quais funcionários foram removidos da embaixada.
O insulto proferido por Milei ocorreu durante uma entrevista à CNN espanhola, no programa “Oppenheimer Presenta”, onde o presidente argentino afirmou que “não se pode esperar muito de alguém que foi um assassino terrorista”.
Polêmicas anteriores
Esta não foi a primeira vez que Javier Milei proferiu insultos contra o presidente Gustavo Petro. Em janeiro, o argentino definiu o mandatário colombiano como um “comunista assassino” e culpou Petro pela suposta destruição de Bogotá.
Com esta atitude do governo colombiano, as relações diplomáticas entre Colômbia e Argentina sofrem mais um abalo, trazendo à tona um clima de tensão entre os dois países da América Latina.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok