
Ciclone extratropical deve atingir extremo sul do Rio Grande do Sul
O extremo sul do Rio Grande do Sul deve ser atingido por um ciclone extratropical nesta quarta-feira (8) com previsão de chuvas intensas, podendo chegar a mais de 100 milímetros. Nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Alegrete e São Borja, também são esperados temporais com ventos que podem alcançar até 70 km por hora, além de chuva de granizo.
A Defesa Civil faz recomendações para a população, orientando as pessoas a procurarem abrigo longe de árvores, evitarem estacionar veículos próximos a torres de energia e, se possível, desligarem o quadro geral de energia elétrica. Em caso de dúvida ou emergência, a sugestão é entrar em contato com os bombeiros pelo telefone 193 ou com a Defesa Civil, discando 199.
Nível do rio Guaíba em queda no Rio Grande do Sul
O Serviço Geológico Brasileiro informou que o nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, diminuiu para 5,09 metros às 11h15 desta quarta-feira (8), indicando uma tendência de descida. A previsão é de que o nível de água do rio continue baixando, podendo ficar abaixo dos 5 metros ainda hoje e atingir uma marca inferior a 4,8 metros até quinta-feira (9). No entanto, as projeções podem ser alteradas caso ocorram mais chuvas na região.
Embora a descida do nível da água já tenha iniciado, o rio ainda se encontra 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros e indica o limite em que ocorrem enchentes e danos. Para mais informações sobre o nível do Guaíba, consulte a Agência Brasil.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok