Chuvas no RS: 95 mortes e 1,4 mi afetados

Tragédias das chuvas no Rio Grande do Sul: 95 mortes e registro de desaparecidos

As tragédias decorrentes das intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul já contabilizam um total de 95 mortes, com quatro casos ainda em avaliação, conforme informou o governador Eduardo Leite. Além disso, 131 pessoas seguem desaparecidas em meio aos estragos provocados pelas chuvas. Pelo menos 401 cidades gaúchas foram severamente afetadas, o que representa 80,6% do total de 497 municípios do estado.

Situação de “catástrofe” e mais de 48 mil desabrigados

Em pronunciamento à imprensa nesta terça-feira (7), o governador Eduardo Leite classificou a situação como uma verdadeira “catástrofe”. Até o momento, 48.799 pessoas já deixaram suas residências e encontram-se em abrigos devido às condições precárias em que se encontram. Por outro lado, as autoridades relatam que um total de 159.036 gaúchos estão desalojados, com 1,4 milhão de pessoas impactadas diretamente pelos desastres naturais. Vale ressaltar que a população do Rio Grande do Sul é estimada em 10,8 milhões de habitantes de acordo com o último censo do IBGE.

“Praticamente todo o estado está atingido”, lamenta governador

“O tamanho da crise no Rio Grande do Sul é o que especialmente torna essa situação difícil de tratarmos. Praticamente todo o estado está atingido de alguma forma”, lamentou o governador Eduardo Leite durante seu pronunciamento.

O governador ainda alertou que os números estão em constante aumento, mas ressaltou que os dados podem apresentar imprecisões devido à dimensão da tragédia.

Previsão de queda de temperatura e riscos de novas enchentes

Uma previsão preocupante é a queda de temperaturas esperada para a noite de quarta-feira (8) e quinta-feira (9), com a estimativa de chuvas intensas na região sul do estado. O governador Eduardo Leite apontou que as projeções indicam um novo período de fortes chuvas entre sexta-feira e domingo, principalmente na metade norte do Rio Grande do Sul, o que pode agravar ainda mais a situação dos rios já em elevação e causadores de danos significativos.

“Há uma primeira projeção de que, entre sexta-feira e domingo, nós voltemos a ter chuvas muito fortes na metade norte do estado, com incidência nos rios que já se elevaram e que já provocaram todos esses estragos”, alertou o governador.

Eduardo Leite reforçou o apelo para que a população ainda não retorne às suas residências, uma vez que persistem os riscos de novas enchentes e desabamentos.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok