Chuvas diminuem no Rio Grande do Sul, mas preocupações persistem
As chuvas diminuíram no Rio Grande do Sul nas últimas horas, um alívio após as fortes precipitações que voltaram a atingir o estado desde a última sexta-feira (10). Apesar disso, as autoridades gaúchas alertam a população para o risco de novas enchentes, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre, e para a iminente queda de temperatura.
Alerta das autoridades
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em entrevista à imprensa no Palácio Piratini, fez um pedido enfático para que as pessoas que tiveram suas residências inundadas não retornem e solicitou que quem já voltou saia imediatamente em busca de segurança. Segundo Leite, as áreas afetadas pelas inundações podem ter novas incidências e a evacuação pode ser necessária novamente.
Frio intenso e previsões meteorológicas
A meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do Rio Grande do Sul, explicou que, apesar da diminuição das chuvas, a massa de ar frio predominará nos próximos dias. A previsão é de frio intenso, principalmente entre quarta-feira (15) e sexta-feira (17). A região norte e nordeste do estado ainda deve receber chuvas, porém em menor volume do que nos últimos dias.
No último fim de semana, a região metropolitana de Porto Alegre recebeu entre 120 e 180 milímetros de chuva, enquanto na Serra a quantidade foi ainda maior, variando entre 200 e 320 milímetros. A hidróloga Pedro Camargo alertou que os rios que correm em direção ao Guaíba, na região metropolitana da capital gaúcha, estão com níveis elevados e devem continuar subindo nos próximos dias.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok