Cheia recorde do Guaíba causa inundação e falta de água no aeroporto

Temporais causam destruição no Rio Grande do Sul

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul causaram danos severos em várias regiões do estado. Até o último sábado, 55 mortes já haviam sido confirmadas, com outras 7 em investigação, além de 74 desaparecidos. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), demonstrou preocupação com a falta d’água na cidade. Das seis estações de tratamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) da capital gaúcha, quatro estão com operações suspensas.

Crise no abastecimento de água na capital gaúcha

No bairro Sarandi, zona norte da cidade, um dique que represa o Rio Gravataí começou a transbordar, levando o prefeito a recomendar a evacuação dos moradores da região. Em suas redes sociais, Melo fez um apelo para que a população deixasse suas residências e buscasse abrigo nos locais indicados pela prefeitura.

Situação crítica se estende por toda a região metropolitana

Em meio aos temporais, vários problemas foram relatados em Porto Alegre e na região metropolitana. O Hospital de Pronto Socorro de Canoas foi evacuado devido às inundações causadas pelas chuvas. A cidade, a terceira mais populosa do estado, com 357,7 mil habitantes, enfrenta momentos de grande dificuldade.

Repercussão no cenário nacional

Diante da tragédia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornará ao Rio Grande do Sul acompanhado por nove ministros para acompanhar as ações de enfrentamento às enchentes. O governo central adotará medidas para centralizar doações para as vítimas e agilizar o transporte de insumos essenciais para a região.

Desafios enfrentados após a passagem dos temporais

A população do Rio Grande do Sul enfrenta problemas de abastecimento de água, falta de energia elétrica e interrupção de serviços de internet e telefonia devido aos estragos causados pelas chuvas. Com milhares de desabrigados e desalojados, a região busca se recuperar dos danos causados pela natureza.

Nota: Este texto foi baseado em informações divulgadas, porém não possui vínculo com nenhuma fonte específica.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok