Check-in é retomado no aeroporto de POA após 2 meses

Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre retomará operações na próxima segunda-feira

Retorno das atividades após dois meses de paralisação

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está se preparando para retomar as operações de embarque e desembarque de passageiros na próxima segunda-feira, após quase dois meses sem atividades. Além disso, os serviços de check-in e despacho de bagagens também serão realizados no local novamente. No entanto, os voos continuarão partindo da base aérea de Canoas, município vizinho, até que a pista de pousos e decolagens seja liberada.

Primeira etapa de retomada concentrada na área internacional

Nesta primeira etapa de retomada, as atividades serão concentradas na área internacional do aeroporto. Atualmente, os serviços estão sendo realizados no Park Shopping Canoas, mas a expectativa é voltar à normalidade gradualmente.

Reconstrução do aeroporto após inundação histórica

A concessionária Fraport Brasil está avaliando os danos causados pela inundação no aeroporto e espera retomar completamente as operações até dezembro. Durante o mês de maio, Porto Alegre foi atingida por uma enchente histórica do Lago Guaíba, que afetou tanto áreas internas quanto externas do terminal aéreo. Os prejuízos foram significativos, estimados em pelo menos R$ 300 milhões em investimentos para a reconstrução, incluindo reparos na pista, na estação de energia e nos sistemas de TI.

Aeroporto redirecionou voos para Canoas

Voos comerciais com origem ou destino à capital gaúcha foram redirecionados para a base de Canoas no final do mês passado. A operação emergencial foi uma medida necessária, mas ainda não é capaz de absorver todos os voos que costumavam operar em Salgado Filho. A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul identificou que apenas 14% dos voos programados foram realocados para outros terminais, o que preocupa as autoridades locais devido ao impacto na atividade econômica.

Estudo aponta impacto no setor de turismo e eventos

Um estudo encomendado pelo governo gaúcho à ForwardKeys revelou que a situação do Aeroporto Salgado Filho tem causado prejuízos ao setor de turismo e eventos do estado. Comparado ao mesmo período no ano passado, houve crescimento na capacidade de assentos internacionais, mas a falta de operação plena no aeroporto tem sido um obstáculo. O secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez, alertou para a necessidade de uma complementação da malha aérea para garantir a conectividade do estado com outros destinos.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok